Preview do primeiro dia em Doha: França x Van der Burgh é destaque
A partir das 4h30 da manhã, horário de Brasília, desta quarta-feira começam as eliminatórias do primeiro dia do Campeonato Mundial de piscina curta, em Doha, no Catar. As finais acontecerão às 13h. Tudo será transmitido ao vivo pelo SporTV, com comentários do colunista da Swim Channel, o Coach Alexandre Pussieldi.
Provas de 50m e 100m tem eliminatórias pela manhã, semifinais à tarde e finais no dia seguinte. Provas de 200m para cima tem eliminatórias pela manhã e finais à tarde do mesmo dia.
O maior destaque do primeiro dia é uma prova que traz uma rivalidade que vem se tornando um clássico da natação mundial: Felipe França x Cameron van der Burgh nos 100m peito.
Entre 2009 e 2014, ambos alternaram o topo do mundo nos 50m peito. O brasileiro foi campeão mundial na curta em 2010 e na longa em 2011. O sul-africano, na longa em 2009 e é o atual recordista mundial na curta. O último duelo aconteceu no Desafio Raia Rápida, em setembro, com o brasileiro levando a melhor
.
Nos 100m peito, van der Burgh é campeão olímpico. França vem dando prioridade à prova visando os Jogos Olímpicos de 2016 (o 50m não faz parte do programa olímpico) e esse ano obteve um grande resultado no Pan-Pacífico, ao terminar com a medalha de prata nadando abaixo do minuto em piscina de 50 metros.
França aparece com o melhor tempo da temporada nos 50m e 100m, com as marcas feitas no Troféu José Finkel em setembro. As duas marcas corresponderiam a recordes de campeonato. Lembrando que nos 50m ele já é recordista de campeonato, enquanto Van der Burgh é recordista mundial. Nos 100m, o sul-africano é recordista tanto de campeonato quanto mundial.
Van der Burgh ainda não tem tempos significativos em piscina curta este ano, simplesmente porque não nadou em grande forma, mas em piscina de 50 metros fez grandes tempos e certamente brigará pelo ouro.
Nos 100m, França não está muito longe do recorde mundial: fez 56s25 este ano, contra o recorde de 55s61 de van der Burgh.
Outros destaques do primeiro dia:
– Nos 200m livre masculino, João de Lucca teria conquistado a medalha de bronze no último mundial de curta com o tempo que fez no último Troféu José Finkel. Portanto, há boas projeções. Ele duelará, entre outros, com o americano Ryan Lochte, atual defensor do título e maior nadador da história de mundiais de curta (30 medalhas em cinco participações).
– Nos 50m peito feminino, esperava-se que Ryta Meylutite, campeã olímpica dos 100m, seria absoluta. Mas a jamaicana Alia Atkinson andou derrotando a lituana em etapas da Copa do Mundo, e não há mais favorita.
– Nos 100m costas masculino, Guilherme Guido, medalhista de bronze no mundial de dois anos atrás, enfrentará uma concorrência fortíssima, como o campeão olímpico da prova Matt Grevers dos Estados Unidos e o vice-campeão olímpico dos 200m Ryosuke Irie do Japão.
– Nos 200m borboleta feminino a atração é o duelo entre as versáteis Katinka Hosszu da Hungria e a espanhola Mireia Belmonte. Mas é bom ficar de olho na sueca Sarah Sjostrom, especialista em velocidade, mas que na curta pode se aproveitar das viradas, e na chinesa Liu Zige, atual campeã mundial da prova em piscina de 50 metros e campeã olímpica em 2008.
– Nos 100m costas feminino, destaque para a vice-campeã olímpica Emily Seebohm da Austrália. Katinka Hosszu volta para a piscina logo depois de nadar os 200m borboleta, mas ela já mostrou nas Copas do Mundo que aguenta. Etiene Medeiros tem uma boa chance de final, mas para medalhar terá que nadar na casa dos 56s (seu melhor é 57s53).
– Nos 100m borboleta masculino, destaque absoluto para o sul-africano Chad Le Clos, que vai atrás do recorde mundial da prova, marca que ameaçou algumas vezes este ano na Copa do Mundo. Aliás o recordista mundial, o russo Evgeny Korotyshkin, também estará na prova, assim como o americano Ryan Lochte, em busca de aumentar sua incrível coleção de medalhas em mundiais. Os brasileiros Marcos Macedo e Nicholas Santos têm uma boa chance de nadar para 49 segundos – o pódio é difícil, mas uma grande performance seria muito importante para o revezamento medley brasileiro.
– Nos 400m medley feminino, apesar da presença da vice-campeão olímpica da prova, a americana Elizabeth Beisel, o ouro ficará entre Katinka Hosszu e Mireia Belmonte, com possibilidade de recorde mundial.
– Nos revezamentos 4x100m livre masculino e 4x200m livre feminino, é muito difícil fazer previsões. O Brasil nada as duas provas, com mais possiblidades com os homens. A ausência de Nicolas Nilo Oliveira, que pediu dispensa da competição, enfraquece a equipe, mas a presença de Cesar Cielo impõe respeito. Um pódio é bem possível, com Estados Unidos e França sendo as outras equipes mais cotadas.
Por Daniel Takata
Sobre o Autor
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.