Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Eu voltei para ficar

swimchannel

18/12/2014 22h41

Sendo disputado de forma simultânea na piscina do Botafogo, no Rio de Janeiro, o Campeonato Brasileiro Sênior e o Torneio Open são a primeira seletiva brasileira para o Campeonato Mundial de Kazan do ano que vem. Nesta quinta-feira saíram quatro índices para o campeonato na Rússia. Dois destes índices são simbólicos, conquistados por duas nadadoras que passaram algum tempo longe das competições e que pouca gente esperava que poderiam estar relacionadas para o time de Kazan: Joanna Maranhão e Daiene Dias.

Joanna anunciou no começo do ano que estava se despedindo das piscinas. Responsável pelo melhor desempenho da natação feminina brasileira em Jogos Olímpicos, o quinto lugar nos 400m medley em Atenas-2004, ela afirmava que estava na hora de traçar outros projetos. "Sei do meu talento e não foi fácil abrir mão disso, mas estava em um dilema: continuar nadando pelo prazer que sinto ou entrar de cabeça naquilo que acho certo e lutar por isso?" disse a época para a reportagem SWIM CHANNEL na edição 16. Pois bem, após alguns meses sem competir, mas treinando para manter a forma, Joanna retornou as piscinas em novembro para disputar os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) onde conseguiu subir ao pódio.

Joanna Maranhão comemora seu resultado no Open - Foto: Satiro Sodré

Joanna Maranhão comemora seu resultado no Open – Foto: Satiro Sodré

A confirmação definitiva de seu retorno aconteceu nesta quinta-feira, na piscina do Botafogo ao nadar os 400m medley nos dois campeonatos. Nas duas vezes que caiu na água Joanna nadou abaixo do índice para o Mundial de Kazan: 4min41s99 de manhã e 4min41s00 a tarde. Dois tempos muito bons para uma atleta que não nadava um campeonato de grande porte há muito tempo. "Eu queria muito isso. Melhorar meu tempo é sinal que as coisas estão melhores do que eu estava esperando. É hora de rever as metas, pensar em alguma coisa mais audaciosa e preparar a mente pra isso porque o meu corpo está preparado há muito tempo. Nessa minha volta eu tenho feito muito mais uma reforma mental do que física", disse ao site da CBDA após a prova.

Outra nadadora que pode se encaixar nesse quesito de retorno é Daiane Dias. Medalhista nos Jogos Pan-Americanos de 2007, Daiene se afastou da natação competitiva no fim de 2009. Nesse período chegou a disputar campeonatos de triatlo, mas resolveu voltar para a natação em 2010 e desde então vem evoluindo e tem boas chances de conseguir um lugar na equipe olímpica em 2016. No Mundial de curta em Doha foi finalista nos 100m borboleta e neste Open conseguiu o índice para Kazan-2015 na mesma prova.

Daiene Dias segue em boa fase e se garantiu em Kazan - Foto: Satiro Sodré

Daiene Dias segue em boa fase e se garantiu em Kazan – Foto: Satiro Sodré

Joanna e Daiene, duas nadadoras que após breves despedidas das piscinas retornaram para fazer aquilo que mais gostam. Quem sabe não as vemos em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel