Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Sierra Nevada: treinando nas alturas

swimchannel

22/01/2015 12h48

A temporada 2015 dos esportes aquáticos já começou em alguns lugares do mundo e alguns brasileiros já caíram na água. Porém, a grande maioria esta ainda em fase de pré-temporada, reiniciando os treinos e montando a agenda para encarar um ano que promete ser bastante intenso com muitos campeonatos a serem disputados. Uma das principais estratégias é realizar esses treinamentos em altitude. E o local escolhido pela maioria dos brasileiros para realizar essas atividades é uma velha conhecida: Sierra Nevada, a 2.320m acima do nível do mar.

Localizado no sul da Espanha, na região de Granada, o Centro de Alto Rendimento de Sierra Nevada é um dos locais de treinamento em altitude mais populares do mundo e um dos que mais recebem atletas internacionais ao longo do ano. Inaugurado em 1992, e ampliado três anos depois, o complexo esportivo conta uma grande infraestrutura poliesportiva com centenas de quartos para acomodar os atletas, campo de futebol, pista de atletismo, ginásio, academia e uma piscina olímpica coberta com seis raias.

Vista da piscina de Sierra Nevada - Foto: Mazintosh/CAR Sierra Nevada

Vista da piscina de Sierra Nevada – Foto: Mazintosh/CAR Sierra Nevada

Um dos grandes atrativos deste centro de alto rendimento além da estrutura é seu isolamento. Localizado a 70 km da região metropolitana de Granada, o complexo fica no meio de montanhas e faz com que os atletas fiquem exclusivamente focados em seus treinamentos e longe do movimento da cidade. A baixa temperatura nesta época do ano na Europa também é considerada outra vantagem que fazem Sierra Nevada ser o palco favorito da seleção e atletas brasileiros para realizar semanas de treinamentos na altitude antes de disputar competições.

Ana Marcela Cunha e Henrique Barbosa estão treinando há algumas semanas no complexo de Sierra Nevada. Ambos estão acompanhados de seus respectivos técnicos Fernando Possenti e Fred Vergnoux e têm a companhia de uma pequena equipe de seis atletas do Sesi-SP que chegou recentemente e fará algumas atividades no local. Na semana que vem um grupo de 14 nadadores da seleção brasileira comandado pelo técnico Fernando Vanzella chega a cidade para duas semanas de treinamento em altitude.

O complexo fica nas montanhas de Sierra Nevada - Foto: Mazintosh/CAR Sierra Nevada

O complexo esportivo fica nas montanhas de Sierra Nevada – Foto: Mazintosh/CAR Sierra Nevada

Os treinamentos em altitude são realizados porque ajudam na melhora da potência aeróbica e no trabalho anaeróbio. Em locais muito acima do nível do mar há menos oxigênio e a pressão atmosférica também é baixa, o que dificulta a realização de exercícios e faz com que o organismo do atleta tenha que se adaptar ao novo ambiente. Por isso, é comum que após semanas nadando nas alturas nadadores obtenham bons resultados em competições.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel