Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

E o 4x100m livre feminino?

swimchannel

25/02/2015 01h15

No começo do ano Alexandre Pussieldi, editor do Blog do Coach e colunista da SWIM CHANNEL, publicou em seu blog uma série especial sobre as chances do revezamento brasileiro masculino 4x100m livre brigar por uma medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. De fato, a equipe masculina brasileira está entre os cotados para subir no pódio e por nadar em casa terá uma motivação a mais por buscar a tão sonhada medalha. Mas e o 4x100m livre feminino? Como esta a situação da equipe?

Em 2014, o revezamento brasileiro terminou a temporada na 14ª colocação do ranking mundial com o tempo de 3min42s20 conquistado durante o Campeonato Pan-Pacífico de Gold Coast. Em 2013 a equipe nacional foi melhor. Durante o Mundial de Barcelona nadou para 3min41s05, terminando em 11º lugar e estabelecendo o atual recorde sul-americano da prova. Terminou o ano na mesma 11ª colocação no ranking internacional. Este ano o revezamento feminino vai para o Mundial de Kazan para tentar a classificação direta para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Segundo o regulamento olímpico, as 12 melhores equipes classificadas no Campeonato Mundial garantem vaga automática para as Olimpíadas. Se conseguir repetir o desempenho de Barcelona vai atingir o objetivo.

Larissa Oliveira bateu o recorde sul-americano em 2014 - Foto: Satiro Sodré

Larissa Oliveira bateu o recorde sul-americano em 2014 – Foto: Satiro Sodré

E pelos resultados registrados no Torneio Open e no Campeonato Brasileiro Sênior de Verão, que foram disputados simultaneamente no fim da temporada passada, são boas as chances do Brasil conseguir atingir este objetivo no Mundial de Kazan. Nos dois eventos realizados na piscina do Botafogo foram feitos os quatro melhores tempos nos 100m livre na temporada, com direito a recorde sul-americano individual.

As marcas foram de Larissa Oliveira (54s61), Graciele Herrmann (54s76), Daiene Becker (55s35) e Alessandra Marchioro (55s69). Larissa, inclusive, bateu o recorde continental da prova com este resultado. A soma destes tempos do quarteto é de 3min40s41, mais de meio segundo abaixo do recorde sul-americano. O tempo não muda o Brasil de posição em relação aos rankings mundiais de 2013 e 2014, mas deixa a equipe brasileira mais perto de outras seleções que também estarão em Kazan de olho na vaga direta para o Rio-2016.

Em Barcelona o 4x100m livre bateu o recorde sul-americano - Foto: Satiro Sodré

Em Barcelona o 4x100m livre bateu o recorde sul-americano – Foto: Satiro Sodré

Além das quatro velocistas há outras duas nadadoras na casa dos 55 segundos: Daynara de Paula (55s80) e Manuela Lyrio (55s94). Uma das revelações da natação feminina, Gabriele Roncatto terminou 2014 no sétimo posto do ranking nacional (56s00) e se coloca entre possíveis selecionáveis, assim como a campeã mundial de curta Etiene Medeiros que ano passado nadou para 56s04. O revezamento 4x100m livre feminino dificilmente subirá ao pódio olímpico, porém, após estar ausente em Londres-2012 retornar a uma Olimpíada será um grande resultado da natação feminina. E um bom desempenho no Mundial de Kazan será essencial para pode estar no Rio ano que vem.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel