Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Budapeste, a cidade aquática

swimchannel

11/03/2015 11h31

O Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2017 já tem sua nova sede definida. Trata-se de Budapeste, na Hungria, que foi anunciada hoje como palco da competição mais importante do calendário da Fina (Federação Internacional de Natação). Dessa forma, a capital húngara assume o posto da mexicana Guadalajara, que anunciou mês passado a desistência em sediar o evento. Com essa competição para organizar Budapeste se torna a "cidade aquática" dos próximos anos.

Localizada na região central da Hungria e com quase 2 milhões de habitantes, Budapeste está no mapa das disputas internacionais dentro d'água. A cidade terá cinco eventos de porte mundial para organizar: os Campeonatos Mundiais de Esportes Aquáticos de 2017 e 2021, os Campeonatos Mundiais Masters de 2017 e 2021 e o Campeonato Mundial Júnior de natação em 2019.

Autoridades húngaras apresentam a nova piscina - Foto: Federação Húngara de Natação

Autoridades húngaras apresentam a nova piscina – Foto: Federação Húngara de Natação

Budapeste é uma cidade com tradição esportiva, principalmente aquática. A cidade já foi palco de quatro edições do Campeonato Europeu de Esportes Aquáticos (1926, 1954, 2006 e 2010), além de finais de campeonatos e ligas européias de pólo aquático.

Além disso, a Hungria conta hoje com grandes estrelas da natação mundial como Katinka Hoszzu, a Dama de Ferro, eleita pela Fina a melhor nadadora do mundo ano passado e Daniel Gyurta, campeão olímpico dos 200m peito e nascido na cidade. Em esportes aquáticos o país também tem muita tradição. Foram 66 medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos, 73 em Campeonatos Mundiais e 243 em Campeonatos Europeus.

As competições dos cinco eventos em 2017 e 2021 serão disputadas em três piscinas da cidade com destaque ao moderno Palace of Pools, complexo que está em fase de construção e deve estar totalmente pronto ano que vem. E a realização desses eventos de grande porte podem credenciar a cidade húngara a entrar em futuras disputas olímpicas a partir de 2024.

Budapeste é a cidade natal de Daniel Gyurta - Foto: Tim Wimborne/Reuters

Budapeste é a cidade natal de Daniel Gyurta – Foto: Tim Wimborne/Reuters

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel