Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Maria Lenk definirá a seleção para o Mundial Júnior

swimchannel

26/03/2015 15h23

Faltam 12 dias para o Troféu Maria Lenk, a principal competição nacional do calendário brasileiro. Os holofotes do evento estarão sob os atletas que procuraram garantir suas vagas no Campeonato Mundial de Kazan e nos Jogos Pan-Amricanos de Toronto, porém, também estarão em jogo vagas para outra competição de nível internacional: o Campeonato Mundial Júnior de Cingapura, que acontecerá em agosto.

Até o momento sete nadadores já têm índice para a competição. O maior destaque é Brandonn Pierry de Almeida, que recentemente defendeu a seleção principal em competições no exterior e tem boas chances de subir ao pódio em Cingapura. Aos 18 anos de idade ele já tem no currículo uma participação em Mundiais Juniors. Em 2013 esteve com a equipe que nadou em Dubai e ficou em 9º lugar nos 400m medley. Brandonn já tem índices nos 400m e 1500m livre, 400m medley e 200m costas.

Brandonn Pierry já tem quatro índices para o Mundial Júnior - Foto: Satiro Sodré

Brandonn Pierry já tem quatro índices para o Mundial Júnior – Foto: Satiro Sodré

Os outros seis nadadores com índice até o momento são Felipe Ribeiro de Souza (50m e 100m livre), Nathan Bighetti (200m costas), Vinicius Lanza (100m borboleta), Pedro Henrique Spajari (100m livre), Giovanny Neves Lima (200m borboleta) e Gabriele Roncatto, a única representante feminina, com quatro índices nos 100m, 200m e 400m livre e 200m medley. Como alguns atletas ficaram próximos do índice no Torneio Open do ano passado, a tendência é que no Maria Lenk novos nomes sejam adicionados a lista.

O Mundial Júnior foi disputado pela primeira vez em 2006 na cidade do Rio de Janeiro. Na época não havia garantias de que o evento ser realizado novamente, mas com o sucesso do campeonato a Fina o adicionou a seu calendário internacional. A competição também passou a ser uma vitrine internacional para futuros destaques da natação mundial. Nomes como Tyler Clary, Mireia Belmonte, Kosuke Hagino, Bront Campbell e Etiene Medeiros, todos medalhistas anos depois em Jogos Olímpicos ou Campeonatos Mundiais, passaram da condição de promessa para a de realidade.

O Brasil esteve presente em todos os Campeonatos Mundiais Júnior e já ganhou nove medalhas nas primeiras quatro edições. O Mundial Júnior deste ano será disputado em Cingapura, no OCBC Aquatic Centre, durante os dias 25 e 30 de agosto.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel