Dos goleiros para os nadadores
Rogério Ceni, Fernando Prass e Paulo Victor, três goleiros famosos e que respectivamente são os guardiões dos gols de São Paulo, Palmeiras e Flamengo. Além de defenderem equipes tradicionais do futebol brasileiro e terem a admiração dos torcedores eles têm outra coisa em comum. O trio é patrocinado pela empresa Poker, que produz as luvas que eles utilizam para parar os ataques adversários.
Fundada em 1986 essa empresa tem sua base localizada na cidade gaúcha de Montenegro e produz mais de 1 milhão de peças por ano. No início a empresa foi criada para ser uma fornecedora de artigos esportivos em geral para atletas amadores. Em 2004 após realizar alguns estudos a Poker decidiu investir no futebol e na cofecção de luvas de goleiro. Em poucos anos tornou-se referência e a número 1 entre os principais arqueiros do Brasil. Em crescimento, a marca também atua em outros campos. Ou melhor, em piscinas.
Atualmente a marca esportiva produz acessórios de natação, como touca, óculos, toalhas e protetores nasais para atletas de todas as categorias. E para o segundo semestre, está previsto o lançamento de novos produtos. "Já no início da concepção do projeto, o planejamento estratégico contempla o crescimento da marca em diversos nichos de esportes. A proposta foi migrar dos produtos destinado a amadores, para produtos de alta performance, portanto destinado a profissionais", conta Rogério Cauduro, diretor administrativo da Poker que também afirma que começar pelo futebol, em especial nos goleiros, foi apenas uma opção pois que a empresa visa ser multiesportiva e estar presente em outras modalidades.
Matheus Santana e Samuel de Bona são duas jovens revelações da natação brasileira e atletas que deverão estar na disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. E a Olimpíada carioca é justamente uma grande vitrine para a marca. "Nossa ideia de nos consolidar e investir em novos esportes que são olímpicos esta latente na empresa. O Brasil é um continente, e por isto temos muitas oportunidades principalmente durante os Jogos", afirma Fredi Cauduro, diretor operacional da Poker. "Nossa proposta é ampliar tanto a equipe de patrocinados como maior mix de equipamentos e acessórios para atender este esporte que está em ascensão", finaliza Rogério.
Membro da seleção brasileira de águas abertas Samuel de Bona já vem utilizando os produtos da Poker há algum tempo. O nadador, medalhista de bronze no Campeonato Mundial de Barcelona e vencedor do Desafio Rei e Rainha do Mar em 2013, utiliza acessórios da empresa em treinos e campeonatos. Já Matheus Santana firmou contrato recentemente com a marca e deve utilizar os produtos nas próximas competições.
Do varejo esportivo, para os gramados de futebol e agora para as piscinas. A natação e seus praticantes ganham uma nova marca para poder usar durante seus treinamentos e competições.
Por Guilherme Freitas
Sobre o Autor
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
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