Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Aprendendo a nadar no Oceano Índico

swimchannel

14/05/2015 17h03

A República das Maldivas, também conhecida como Ilhas Maldivas, esta localizada no meio do Oceano Índico e tem mais de 325 mil habitantes. Mais de mil ilhas compõem o país, que no passado foi colônia de Portugal, Inglaterra e Holanda e hoje é uma república presidencialista. A indústria da pesca é a principal fonte da economia do país e mesmo tendo uma forte ligação com o mar e a água, uma grande parte da população local não sabe nadar.

Visando ajudar a população a enfrentar o medo de entrar no mar e aprender a nadar, a produtora Oceans 8 Films e as ONGs internacionais One Ocean Media Foundation e Slow Life Foundation se uniram para produzir um documentário chamado "Sink or Swim: Learning the Crawl in the Maldives" (confira o trailer do filme abaixo). Neste filme, o objetivo era mostrar as pessoas das Maldivas, principalmente as mulheres e crianças, a importância de saber nadar e estar sempre preparado para casos de emergência.

As Ilhas Maldivas é um país muçulmano e devido as restrições religiosas que as mulheres sofrem no cotidiano, muitas delas não tem contato com a água do mar. Durante duas semanas de gravação a equipe do documentário reuniu dezenas de mães e filhos para aulas teóricas sobre a importância da natação e atividades práticas dentro das águas do Oceano Índico. Algumas inclusive entraram no mar pela primeira vez na vida.

Além de expor este problema de poucos habitantes locais saberem nadar, um dos objetivos do filme é mostrar a importância da consciência ambiental do país que sofre com a poluição nos mares (existe muito plástico na costa das Maldivas que prejudica o ecossistema marinho), os efeitos da elevação do nível do mar devido ao aquecimento global e povoação em áreas onde a natureza deveria ser respeitada.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel