Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Magnussen fora do Mundial: em quem você aposta nos 100m livre?

swimchannel

24/05/2015 23h31

James Magnussen, o atual bicampeão mundial dos 100m livre, está fora do Campeonato Mundial de Kazan. O australiano não conseguiu se recuperar de uma lesão no ombro esquerdo que o vem incomodando há algum tempo e que o deixou de fora do Grand Prix de Camberra, disputado este mês. O problema é sério, pois afeta a rotação do ombro e consequentemente sua potência de braçada. Visando uma recuperação mais rápida o velocista deverá fazer ainda em junho uma cirurgia no local. Não haverá tempo suficiente para estar apto para Kazan, mas para os Jogos Olímpicos do Rio-2016 sim. E é nisso que Magnussen aposta.

O australiano é o melhor nadador de 100m livre da atualidade. São dois títulos mundiais em Xangai-2011 e Barcelona-2013, uma medalha de prata nas Olimpíadas de Londres-2012 e o melhor tempo da história sem trajes tecnológicos (47s10). Além disso, desde 2011 ele termina a temporada como líder do ranking mundial na prova nobre da natação. Magnussen era cotado como um dos maiores (senão o maior) favoritos a medalha de ouro em Kazan. Mas como ficará a prova com sua ausência? Quem seriam os outros nadadores contados para subir no pódio?

Magnussen vai em busca do 5º ano na liderança dos 100m livre: Foto: Pierre-Philippe Marcou/Getty Images

O australiano James Magnussen esta fora do Mundial de Kazan: Foto: Pierre-Philippe Marcou/Getty Images

Sem o atual dono do título mundial, muitos nomes surgem como favoritos a vitória. Um deles, além do atual retrospecto, terá a vantagem de nadar em casa. Vladimir Morozov é o líder do ranking mundial em 2015 e o único a nadar a prova abaixo dos 48 segundos. Em abril, durante o Campeonato Russo, ele nadou para 47s98 e se animou com o resultado pois crê que tem potencial para nadar mais rápido em agosto.

Se o russo passa por um bom momento, o mesmo não se pode dizer de Nathan Adrian. O atual campeão olímpico não conseguiu repetir o mesmo desempenho nas duas últimas temporadas. Em 2013 levou o bronze no Mundial de Barcelona e ano passado não conseguiu nadar a prova em nenhum momento para 47 segundos, mesmo ficando entre os cinco mais rápidos. Este ano seu melhor tempo foi 48s85. Porém, nunca podemos duvidar do que um campeão olímpico pode fazer.

O russo Vladimir Morozov - Foto: AFP/Getty Images

O russo Vladimir Morozov lidera o ranking mundial em 2015 – Foto: AFP/Getty Images

Se os australianos não terão seu míssil nas águas de Kazan, a responsabilidade de manter o título em poder dos aussies será de Cameron McEvoy. O nadador de 21 anos é o segundo homem mais rápido da temporada com 48s06 e bateu Magnussen nos dois últimos Campeonatos Australianos. McEvoy vem mostrando cada vez mais consistência na prova nobre e será também "o cara" do revezamento do país que tentará garantir uma medalha no 4x100m livre.

O Brasil também tem suas chances de emplacar um ou dois finalistas em Kazan. Pelos resultados das seletivas as vagas seriam de Bruno Fratus e Cesar Cielo, porém, a dupla deverá abrir mão de nadá-la. Cielo vai se concentrar na busca pelo tetracampeonato nos 50m livre e Fratus vai encarar a dupla missão de tentar a vitória nos 50m livre nos Jogos Pan-Americanos e no Mundial. Dessa forma os representantes deverão ser os mesmos do Pan: Matheus Santana e Marcelo Chierighini. O jovem Matheus disputará seu primeiro Mundial absoluto, mas tem na bagagem o título olímpico da juventude e o recorde mundial júnior. Já Chierighini tem no currículo a experiência da final em Barcelona dois anos atrás e tentará repetir o feito mais uma vez.

O brasileiro vai se aproximando dos 47 segundos - Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB

Matheus Santana é o atual recordista mundial júnior dos 100m livre – Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB

Vale citar outros bons velocistas que podem garantir uma medalha em Kazan: o chinês Zetao Ning (que nadou para 47s65 ano passado), o italiano Marco Orsi (que vem se aproximando da casa dos 47) e a dupla francesa Jéremy Stravius e Fabien Gilot, que também fazem parte do poderoso revezamento francês 4x100m livre. Mesmo sem o míssil James Magnussen, os 100 livre prometem ser uma das provas mais eletrizantes e disputadas deste Mundial. Após esse texto lhe pergunto: em quem você aposta?

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel