Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Em parceria técnica, Gilot desenvolve produtos Nabaiji

swimchannel

29/05/2015 08h52

Quem melhor que o próprio nadador para saber as suas necessidades aquáticas? Logicamente, torna-se uma parceria perfeita para uma empresa que desenvolve produtos voltados para esse mercado pegar os conselhos e sugestões de um medalhista olímpico. Na França, a Nabaiji patrocina e consulta, entre outros atletas de ponta, o campeão olímpico e capitão da seleção francesa Fabien Gilot, que foi ouro em Londres-2012 ao ajudar a derrotar os americanos em uma final espetacularmente repleta de viradas e emoções até o fim no 4x100m livre.

"É a melhor maneira de ser forte mentalmente e também fisicamente durante as competições. Eu nado com uma marca que me acompanha e eu posso trocar e dividir ideias com os criadores dos produtos que eu uso", explicou o próprio nadador à Swim Channel.

Fabien Gilot testa e palpita sobre os produtos - Foto: Nabaiji

Fabien Gilot testa e palpita sobre os produtos – Foto: Nabaiji

Ele testa os produtos e depois aponta suas necessidades e dá conselhos sobre como melhorá-los, e ajuda a criar uma nova linha de produtos dentro do que precisa. O atleta ainda apontou que é difícil encontrar originalidade no design dos produtos, algo que ele tenta trabalhar com a Nabaiji como parceiro técnico: para a concepção de novos produtos, coleções futuras, incluindo jammers, os trajes de competição, óculos, palmares, tecidos resistentes ao cloro, e acessórios aquáticos em geral.

E então entra todo um trabalho conversado: junto com as equipes de design e prototipagem, Fabien prova os diferentes protótipos a seco, compartilha suas impressões, faz seus ajustes. Troca ideias também com Fabrice Pellerin, comandante da equipe feminina francesa, que ajuda a desenvolver produtos técnicos.

Assim, a linha segue a ideia da Decathlon: ter produtos que contemplam as necessidades desde o iniciante até o atleta de ponta. Para incentivar e desenvolver a prática da natação de forma acessível.

Para Gilot, a ideia é simples: usar a técnica para melhorar seu desempenho no que pode ser sua despedida das piscinas. O veterano de 31 anos deve fazer no Rio de Janeiro suas últimas Olimpíadas. Se no cenário mundial ele não tem hoje a mesma força e chance de concorrer com os velocistas atuais, a prova coletiva já mostrou ser seu forte. E seu objetivo.

"A importância dos Jogos, para mim, será a de manter a conquista passada: temos que segurar a medalha do revezamento. Individualmente eu espero conquistar algo este ano. Mas antes de tudo tem o Mundial em Kazan, onde eu tenho que focar minhas forças", completou o atleta.

Por Mayra Siqueira

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel