Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

O Mundial dos lesionados

swimchannel

03/07/2015 17h58

Ano passado a Copa do Mundo de futebol ganhou o apelido de Copa das Copas devido ao ótimo nível técnico, a alta média de gols e as boas apresentações das grandes estrelas do futebol mundial. Porém, poderia ter sido melhor caso alguns jogadores não tivessem sido cortados por lesão meses ou dias antes da bola começar a rolar. Atletas do nível de Franck Ribery, Marco Reus, Falcão Garcia e Theo Walcott fizeram falta a Copa. Falta que esse ano nadadores farão ao Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan que começa em menos de um mês.

A Austrália será o país mais afetado, pois tem duas baixas bastantes consideráveis: Emily Seebohm e James Magnussen. Líder do ranking mundial dos 100m e 200m costas, Seebohm precisou passar por uma cirurgia de última hora após deslocar seu joelho. Mesmo tendo se machucado em maio ela preferiu não arriscar e nadar o Mundial no sacrifício. Já Magnussen não poderá lutar pelo tricampeonato mundial nos 100m livre devido uma antiga lesão no ombro esquerdo. Para não desgastar ainda mais o ombro e ele optou por fazer uma cirurgia há pouco mais de um mês. Dessa forma não prejudicará sua preparação olímpica.

Hagino é a mais nova baixa de Kazan - Foto: Martin Bureau/Getty Images/AFP

Hagino é a mais nova baixa de Kazan – Foto: Martin Bureau/Getty Images/AFP

Uma lesão também foi o que tirou a veterana Therese Alshammar do Mundial de Kazan. Ela voltou a nadar depois do nascimento do filho, mas uma hérnia de disco impedirá que Therese, de 37 anos, dispute seu nono Mundial de piscina longa. Assim como na Copa do Mundo de futebol a França terá uma grande baixa. Nos gramados foi Ribery, cortado por uma lesão nas costas. Nas piscinas a vítima é Yannick Agnel. O nadador anunciou há algumas semanas que não irá a Kazan devido a uma infecção no pulmão e com isso não defenderá seu título mundial nos 200m livre.

Acidentes de última hora e imprevistos também vão desfalcar outras seleções. Uma delas é a Dinamarca, que perderá sua principal estrela Jeanette Ottesen. Ela acabou sendo agredida em uma briga de trânsito em Copenhague na semana passada e teve um dedo fraturado pelo agressor. A última baixa será uma das mais sentidas e lamentadas. Kosuke Hagino, um dos grandes nomes da natação atual, não vai se recuperar a tempo do Mundial. O japonês estava em Vicky onde nadaria o Aberto da França e sofreu uma queda durante os treinos fraturando seu cotovelo.

Magnussen vai em busca do 5º ano na liderança dos 100m livre: Foto: Pierre-Philippe Marcou/Getty Images

Magnussen operou o ombro e esta fora de Kazan: Foto: Pierre-Philippe Marcou/Getty Images

E além desses lesionados vale citar que Michael Phelps não estará em Kazan devido a punição disciplinar imposta pela USA Swimming. Ainda restam 20 dias para o Mundial começar. Até lá que alguém segure essa bruxa das lesões e não a deixe fazer mais nenhuma vítima.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel