Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Travessia do Leme ao Pontal foi treino teste para o Canal da Mancha

swimchannel

13/07/2015 12h21

Realizar a tentativa de atravessar o trecho de natação em águas abertas mais famoso do mundo, não é novidade para ninguém.  Mas o que conta é o caminho de preparação que atletas do mundo inteiro elaboram para completar o desafio.

Neste último domingo, o major da aeronáutica Adherbal Oliveira, tornou-se o segundo atleta a nadar do Leme ao Pontal, um dos trechos litorâneos mais belos do planeta.  Adherbal largou às 2 horas da manhã e terminou as 11h23min, totalizando 34 km em 9 horas e 23 minutos.

Adherbal Oliveira e Luiz Lima - Foto: André Lima

Adherbal Oliveira e Luiz Lima – Foto: André Lima

Ao chegar ao Pontal (praia da Macumba) quem estava na areia para cumprimentar o atleta, era simplesmente Luiz Lima, o pioneiro do percurso Leme ao Pontal, e um dos principais nadadores de longa distância da historia nacional.

Adherbal está com 45 anos e demonstrou estar em plenas condições para o Canal da Mancha. Seu técnico, Renato Ribeiro, já havia realizado treinos com 5 horas, 6 horas e 7 horas de duração e estava confiante para o desafio completado neste domingo e não esconde felicidade do planejamento trabalhado ate momento. Ambos comentam que a primeira metade da travessia foi relativamente fácil (do Leme até a Barra da Tijuca) e que na segunda metade a correnteza estava contra e as condições marítimas estavam menos favoráveis, mas nada alarmante.

Adherbal Oliveira durante a travessia - Foto: André Lima

Adherbal Oliveira durante a travessia – Foto: André Lima

O mais interessante foi perceber que cada vez mais a natação assume características de equipe e não somente de uma modalidade individual. Adherbal treina na equipe Navegantes, que tem como base dos treinos no  mar o posto 6 de Copacabana. Durante todo o trajeto, o atleta contou com a torcida de sua equipe e inclusive seus companheiros realizam algumas etapas do percurso nadando lado a lado e ajudando no ritmo de braçadas.

Adherbal alem da equipe Navegantes, conta com patrocínio da MAP consultoria e está com estrutura exemplar para a travessia do Canal da Mancha, que tem como data prevista a primeira semana de setembro deste ano.

Por Patrick Winkler

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel