Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Com o Brasil de olho, começa o Europeu

swimchannel

16/05/2016 12h31

Lituânia, Hungria, Eslovênia, Israel, Grécia, Ucrânia, Sérvia, Finlândia… a interminável lista de pequenas e médias nações buscando espaço no Velho Mundo se concentra e se encontra nesta semana, no evento que teve início nesta segunda-feira: o Campeonato Europeu de Natação de 2016. Em Londres, se reúnem grandes nadadores que buscam, a essa altura, melhorar suas marcas e ganhar ritmo para o evento que realmente vale na temporada. Embora a maioria das seletivas nacionais já tenha acontecido, e, por isso, alguns sequer se deram ao trabalho de nadar o torneio, subir no ranking a menos de três meses dos Jogos Olímpicos do Rio é o objetivo de muitos.

Vale ficar de olho nos possíveis destaques e adversários de agosto, e fazer um comparativo também com a seleção brasileira. A realização do Europeu é crucial para nosso país em especial por um motivo nobre: o revezamento 4x100m medley feminino. No último dia da competição, o Brasil saberá se as atletas conseguiram entrar pela repescagem com a prova no Rio-2016. No momento, as brasileiras são as segundas colocadas na fila de espera (4m02s52, tempo do Pan de Toronto), atrás apenas da Finlândia com quatro vagas em disputa.

Katinka Hosszu: como sempre, a húngara marca presença no campeonato

Katinka Hosszu: como sempre, a húngara marca presença no campeonato

Algumas seleções têm boas chances de tirar esse sonho brasileiro – de colocar os três revezamentos femininos em uma edição olímpica pela primeira vez na história. República Tcheca, Islândia, Polônia, Portugal, Bélgica, Suíça e até Hungria. Será necessário aguardar (e torcer). Caso a seleção consiga a classificação, Jheniffer Conceição será a 31ª atleta do Time Brasil, para nadar o estilo de peito na prova.

Com apenas as preliminares da manhã do primeiro dia, de qualquer forma, há uma prova para ficar de olho: o 100m peito, com o britânico recordista mundial Adam Peaty próximo do segundo colocado do ranking na temporada, João Gomes Junior. Com 58s94 nas eliminatórias, ele mostra uma constância importante de nadar abaixo dos 59s, mas, por enquanto, a apenas 12 centésimos da marca feita pelo brasileiro no Troféu Maria Lenk.

A primeira surpresa foi a ausência de James Guy, que não conseguiu se classificar para a final, terminando em 27º com 3m52s91. Em Kazan, no ano passado, ele foi pata mundial com um tempo 10 segundos abaixo. A Grã-Bretanha ainda sofreu outra derrota ao não classificar o seu revezamento 4x100m feminino entre as oito melhores seleções, terminando em nono lugar com uma formação mais fraca.

Para acompanhar os resultados em tempo real do Campeonato Europeu, basta clicar neste link.

Por Mayra Siqueira

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel