Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Gregorio Paltrinieri: o novo dono dos 1500m livre

swimchannel

26/05/2016 17h21

Na semana passada aconteceu em Londres a 33ª edição do Campeonato Europeu de natação, evento que reuniu os principais atletas do continente e serviu como seletiva olímpica para alguns países. Diversos nadadores tiveram bons desempenhos, como os húngaros Katinka Hosszu e Lazslo Cseh que se tornaram os maiores medalhistas da história da Hungria, o britânico Adam Peaty que segue dominando as provas de peito e o francês Florent Manaudou que confirmou sua hegemonia nos 50m livre. Porém, ninguém foi tão expressivo quanto Gregorio Paltrinieri.

O italiano vive o melhor momento de sua carreira. Aos 21 anos, Paltrinieri foi de longe o grande destaque do Europeu de Londres. Nadou apenas as duas provas mais longas do programa e foi medalha de ouro em ambas. Terminou a competição ainda como o único nadador que conseguiu superar um recorde continental, ou melhor, destruir um recorde. A cada parcial nos 1500m livre o italiano abria mais e mais distância para seu antigo recorde europeu na prova que era de 14min39s67, feitos em sua campanha vitoriosa de Kazan. Ao fim, bateu na borda em 14min34s04.

O tempo não foi apenas quase seis segundos mais veloz que a antiga marca continental. Foi também a segunda melhor performance de todos os tempos na prova mais longa da natação. Apenas Sun Yang já nadou mais rápido que Paltrinieri, porém, será que a marca do chinês esta a perigo? Os 14min31s02 que deram o ouro a Yang nos Jogos de Londres podem ser alcançados pelo italiano no Rio-2016 caso ele continue evoluindo.

Paltrinieri é hoje o mlehor fundista do mundo - Foto: Giorgio Scala/Deepbluemedia/Insidefoto

Paltrinieri é hoje o mlehor fundista do mundo – Foto: Giorgio Scala/Deepbluemedia/Insidefoto

Uma motivação para Paltrinieri superar essa marca pode ser o próprio nadador chinês. No Campeonato Mundial de Xangai em 2011, Yang bateu o recorde mundial de Grant Hackett e um ano depois abaixou três segundos ratificando o recorde atual. É praticamente a mesma diferença que o italiano vai ter que tirar se quiser escrever seu nome na galeria dos recordistas mundiais.

Com um excelente ciclo olímpico Gregorio Paltrinieri se firma como o principal fundista da atualidade e torna-se o favorito para ganhar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e destronar o reinado de Sun Yang. Potencial para isso ele tem de sobra, resta saber se confirmará as expectativas no dia 13 de agosto, data da final olímpica dos 1500m livre.

Confira abaixo a prova dos 1500m livre no Campeonato Europeu de Londres, com novo recorde continental de Gregorio Paltrinieri:

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel