Topo
Swim Channel

Swim Channel

Categorias

Histórico

Tecnologia olímpica

swimchannel

29/07/2016 13h34

Até a próxima segunda-feira, dia 1º de agosto, a seleção brasileira estará em São Paulo, fazendo sua aclimatação para os Jogos Olímpicos do Rio-2016 na piscina do moderno Centro de Treinamento Paralímpico. Desta vez as finais da natação acontecerão no atípico horário das 22h e as eliminatórias a partir das 13h. Uma rotina totalmente diferente da que os atletas estão acostumados.

Visando a melhor preparação possível para os Jogos Olímpicos a equipe está utilizando um objeto bastante curioso: óculos de banho de luz. Os nadadores estão usando este acessório por cerca de meia hora buscando retardar o sono e passar a informação para o organismo que o dia ficou mais longo. Os óculos projetam fachos de luz no rosto dos atletas para deixá-los maios ligados durante a noite. Tudo em parceria com a equipe do Instituto do Sono e para chegar totalmente apto no Rio-2016.

"Buscamos entender o perfil do sono dos atletas. Com as provas em horários distintos do que eles estão acostumados, precisamos avaliar corretamente a rotina e em que momento eles reagem com as variações. Utilizaremos o banho de luz, crioterapia (método de resfriamento corporal), actigrafia (método de monitoramento do ciclo atividade-repouso), questionários e as análises destes dados", disse ao site da CBDA o professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Marco Túlio de Mello, coordenador do programa.

Marcelo Chierighini utilizando o óculos de banho de luz - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Marcelo Chierighini utilizando o óculos de banho de luz – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Além dos óculos de banho de luz a seleção brasileira está utilizando outros métodos para encarar o horário das provas no Rio de Janeiro. Após cada sessão de treino os nadadores deixam a piscina com óculos escuros para indicar que é hora de dormir e luvas e banheiras de crioterapia que têm um sistema de refrigeração especial visando a diminuição da temperatura corporal e ajudando os nadadores a desacelerar para pegar no sono.

As provas de natação, que serão disputadas no Estádio Olímpico, acontecem do dia 6 a 13 de agosto, com eliminatórias sempre as 13h e finais a partir das 22h.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.