Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Recorde nas eliminatórias: qual a real necessidade?

swimchannel

06/08/2016 20h00

A húngara Katinka Hosszu se acostumou a vencer múltiplas provas e até mesmo bater múltiplos recorde em competições como Copa do Mundo e Campeonato Europeu. Eventualmente, para garantir, alguns recordes eram batidos nas eliminatórias, e não era raro ela desistir das finais para se concentrar em outras provas.

Mas e quanto a um recorde mundial em uma eliminatória olímpica?

Foi o que ela tentou nesta tarde, na primeira sessão da natação na Olimpíada do Rio de Janeiro. Foi atrás do recorde da chinesa Shiwen Ye, de Londres-2012, e terminou a 15 centésimos com 4min28s58. E não deixou dúvida: deu seu 100% para tentar a marca que já havia chegado perto no Europeu desse ano.

Depois, foi a vez do britânico Adam Peaty. Já recordista mundial dos 100m peito, único do mundo a nadar abaixo de 58s, fez um fantástico 57s55, melhorando 47 centésimos da antiga marca. Após a prova, ele declarou que pensou em diminuir o ritmo do final, mas ouviu a gritaria da torcida e se empolgou.

A pergunta é: vale a pena?

Em 2012, a australiana Emily Seebohm bateu o recorde olímpico dos 100m costas na eliminatória. A marca ainda continua sendo dela, mas na final da prova perdeu o ouro para a americana Missy Franklin. Seebohm não pensa duas vezes em responder que trocaria seu recorde pelo ouro.

Katinka Hosszu: como sempre, a húngara marca presença no campeonato

Katinka Hosszu – Foto: Reprodução

Katinka nadará mais quatro provas individuais e um revezamento. Pode até ser que consiga o recorde na noite de hoje. Mas a qual preço? O esforço na eliminatória pode representar um cansaço a mais nos cinco metros finais dos 200m costas, no penúltimo dia de competições.

Peaty parece imbatível, mas se for atrás do recorde novamente na semifinal, poderá chegar à final tendo enfrentado um desgaste desnecessário de ir atrás de recorde atrás de recorde.

Um desgaste que Felipe França parece não enfrentar. Ele foi outro a superar um recorde na eliminatória – o sul-americano dos 100m peito, com 59s01.

Mas, com uma ida um pouco mais lenta do que de costume e uma volta excelente, foi notável a diminuída de ritmo nos últimos 10 metros para se poupar.

Peaty bateu o primeiro recorde mundial no Rio-2016 - Foto: Alessandro Koizumi

Peaty bateu o primeiro recorde mundial no Rio-2016 – Foto: Alessandro Koizumi

Classificado em terceiro lugar, está definitivamente na briga por medalhas.

Uma coisa é ir atrás de um recorde quando não é necessário. A outra é superar uma marca por nadar fácil e estar na melhor forma de sua vida.

Não que Hosszu e Peaty não estejam. Mas podem ter enfrentado um desgaste desnecessário.

Um desgaste certamente não enfrentado ainda pelo brasileiro. E que pode fazer a diferença nas próximas caídas n'água.

Por Daniel Takata
A equipe Swim Channel na cobertura dos Jogos Rio 2016 é patrocinada pela Mormaii, a maior marca de esportes aquáticos do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel