Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Fuga de Alcatraz

swimchannel

06/01/2017 12h54

Localizada no meio da Baía de São Francisco a prisão de Alcatraz é mundialmente conhecida por ter abrigado criminosos famosos e também ter sido palco de uma das fugas mais espetaculares de todos os tempos, protagonizada por Frank Morris e os irmãos John e Clarence Anglin em 1962 que fugiram da prisão a nado durante a madrugada, história contada no filme "Fuga de Alcatraz" estrelado por Clint Eastwood em 1979.

Durante muito tempo criou-se o mito de que era impossível nadar na Baía de São Francisco devido as condições do local, com uma água gelada, fortes correntezas, nevoeiros e eventualmente ter a presença de tubarões. A construção da prisão no local faz parte desse mito. Porém, a história da fuga do trio a nado ainda intriga muita gente até hoje, já que ninguém sabe se eles sobreviveram a travessia pois nenhum vestígio deles foi encontrado.

Vista da Ilha de Alcatraz - Foto: Reprodução/Internet

Vista da Ilha de Alcatraz – Foto: Reprodução/Internet

O mito de nadar nas águas geladas sobrevive, mas vem sendo constantemente posto a prova por uma quantidade cada vez maior de nadadores que desafiam as águas da Baía de São Francisco. Todos os meses dezenas de atletas amadores se juntam para encarar os 2 km que separam a ilha da costa da cidade de São Francisco. Este é o projeto Water World Swim, idealizado por Pedro Ordenes que disponibiliza técnicos e equipes de apoio para acompanhar o grupo de nadadores ao longo da travessia.

Há dois trajetos para atravessar a Baía. Em ambos a largada é as margens da ilha de Alcatraz, mas o percurso muda de acordo com a correnteza. A rota de Alcatraz para a Praia de São Francisco é considerada como a mais fácil pelo fato do atleta nadar a favor da correnteza. A outra rota tem chegada no Parque Aquático de São Francisco. Para participar da travessia é preciso fazer uma inscrição e desembolsar US$ 205 (aproximadamente R$ 670). Quem for sócio da instituição tem desconto para nadar.

 

Grupo de nadadores durante a travessia – Foto Vivek Khanzode

Grupo de nadadores durante a travessia – Foto Vivek Khanzode

O Water World Swim ainda realiza outras travessias nas Ilhas Galápagos, em Cuba, na Grécia e no Estreito de Messina, na Itália. Para mais detalhes veja aqui. Outra travessia com saída da ilha de Alcatraz é organizada anualmente pela Sharkfest Swim e este ano será realizada em junho. Para mais informações clique aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel