Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Vai começar o Circuito Maratona Aquática

swimchannel

24/01/2017 12h40

O mais antigo e tradicional circuito de águas abertas do Brasil terá sua largada para 2017 neste fim de semana. A cidade de Caraguatatuba, no litoral norte paulista, será o palco de abertura do Circuito Maratona Aquática com três provas: a curta de 1 km, a média com 2 km e a longa que terá 4 km de percurso. Disputado anualmente no estado de São Paulo ao longo de dez etapas, o evento costuma reunir em média de 2 a 3 mil de nadadores por etapa ao longo da temporada que faz dele um dos maiores campeonatos de águas abertas da América Latina.

Altamente competitivo, o circuito reúne nadadores de diferentes níveis técnicos e de diversas agremiações, entre clubes, academias, universidades, grupos de nadadores master, consultorias e associações. Este ano o circuito passará por cidades do litoral como Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba, Guarujá e São Sebastião e do interior como Rifaina, Araraquara e Vinhedo, palco da etapa mais popular do calendário que acontece no lago ao lado do parque aquático Wet'n Wild e que será a segunda etapa da temporada. Uma etapa na Raia da USP, em São Paulo, ainda depende de confirmação e pode acontecer no segundo semestre.

A expectativa para a temporada 2017 segundo a organização do evento é alta e espera-se ver mais atletas caindo na água. "Apesar da crise econômica que vem assolando o país, nossa perspectiva é de um aumento entre 8 e 10% no número de participantes para esta temporada, já que tivemos um aumento na procura de interessados", afirma Igor de Souza, Diretor Geral do Circuito Maratona Aquática. Até o momento mais de 500 equipes já se inscreveram para disputar o circuito.

Vista aérea da Praia Martin de Sá - Foto: Reprodução/Litoral Virtual/Zé Mario

Vista aérea da Praia Martin de Sá – Foto: Reprodução/Litoral Virtual/Zé Mario

Além das tradicionais dez etapas acontecerá no dia 6 de agosto, no meio da temporada, a chamada Etapa Tríade. "Trata-se de um desafio especial ao longo do fim de semana, sendo três provas em dois dias. Na sábado de manhã acontece uma prova de 5 km, sábado à tarde mais uma travessia de 2 km e no domingo de manhã a prova final de 3 km. Ao todo são 10 km nadados durante o fim de semana e a soma de pontos nestas três provas determina o vencedor", conta Igor.

As inscrições para a etapa inaugural na Praia Martin de Sá, em Caraguatatuba, poderão ser feitas até o dia das travessias e ao longo do ano serão divulgadas maiores informações das próximas etapas. Para maiores informações sobre o evento e o circuito acesse o site oficial do circuito clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel