Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

O esporte como ferramenta de inclusão social

swimchannel

22/02/2017 11h38

Quando se fala em inclusão social vem a mente de muita gente o esporte. A prática esportiva é considerada como algo muito mais importante do que apenas uma atividade física ou fator de qualidade de vida. O esporte é capaz de unir diferenças entre povos e cooperar no processo de inclusão social. Prova disso são os inúmeros projetos de cunho social e esportivo desenvolvidos no Brasil. Um deles já tem mais de dez anos de história e tem na natação a sua bandeira.

O Projeto Nadando na Frente, promovido pelo Instituto de Esportes, busca desenvolver ações de incentivo a prática esportiva através de programas gratuitos para as famílias e crianças de baixa renda no interior de São Paulo sendo realizado em Ribeirão Preto, Pirassununga e Orlândia. As crianças recebem material para treinar e precisam estar matriculadas em escolas da rede pública municipal ou estadual. Hoje o projeto atende a aproximadamente 500 crianças tendo como missão ajudar na melhora de qualidade de vida, além de acompanhar o desenvolvimento de cada criança, aproximar pais e filhos e difundir a paixão pelo esporte aos jovens atletas. Porém, tem planos para se expandir.

Medalhas e prêmios para os participantes do festival – Foto: Reprodução

"As expectativas são de replicar o projeto em outros locais para aumentar o atendimento com crianças carentes. Modelamos o programa e quem quiser implementar o atendimento em outras cidades oferecemos todo o suporte técnico gratuitamente. Aí esta pessoa se torna um gestor local e ainda recebe por isso para gerenciar, enviar relatórios e outras ações", conta Edmilson Dezordo, professor de Educação Física e grande idealizador do projeto.

Anualmente o projeto realiza um festival de natação com as crianças beneficiárias da iniciativa onde o maior objetivo não é conquistar títulos ou bater recordes e sim promover uma maior inclusão social através do esporte. Porém, essa iniciativa já revelou bons atletas como Ana Laura Luperini e Leonardo Baldasso, que representam a Unaerp (com quem o projeto tem parceria) e foram medalhistas em campeonatos nacionais e estaduais; além de Pedro Motta que também já foi campeão nacional e hoje defende o Pinheiros.

A iniciativa atinge 500 crianças – Foto: Reprodução

O Nadando na Frente conta ainda com o apoio de Fernando Scherer, dono de duas medalhas olímpicas, e um dos maiores ídolos da natação brasileira. Xuxa ainda dá nome do ao Troféu Nadando na Frente e já conversou com as crianças da iniciativa em diversas ocasiões. Além de contar com apoiadores e recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, o Instituto também oferece parceira para empresas que querem apoiar o projeto e as crianças. Para mais informações sobre o projeto e o festival, acesse o site do Instituto de Esportes clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel