Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Paltrinieri debutará nas águas abertas

swimchannel

26/02/2017 17h42

Migrar das piscinas para as águas abertas é algo comum no universo aquático. Existem diversos exemplos de grandes campeões na piscina como os medalhistas olímpicos Oussama Mellouli, Eva Risztov, David Davies e Poliana Okimoto que passaram a disputar provas em águas abertas depois de colecionarem medalhas em competições de natação. E mais um atleta vencedor pretende fazer esse caminho: o atual campeão olímpico dos 1500m livre Gregorio Paltrinieri.

A estreia do italiano em águas abertas já tem data e local para acontecer. Será no dia 26 de março em Eilat, Israel. Paltrinieri vai nadar a prova dos 10 km válida pela primeira etapa da Copa LEN de águas abertas, o circuito de travessias da Liga Europeia de Natação. "Já tinha em mente nadar uma prova assim há muito tempo. Desde criança sempre fui um apaixonado pelo mar e estou animado para encarar este novo desafio. Acredito estar preparada e que este é o momento certo", disse o nadador ao jornal italiano Corriere della Sera.

Paltrinieri é o atual campeão olímpico dos 1500m livre – Foto: Reprodução

Paltrinieri também escolheu debutar nesta etapa da Copa LEN devido a proximidade da maratona com o início do Campeonato Italiano absoluto de natação, que tem início dia 4 de abril em Riccione. Atual campeão olímpico e mundial dos 1500m livre, o italiano não vai mudar de vez para as águas abertas e abandonar a natação em piscina. Segundo seu técnico Stefano Morini o objetivo é conciliar as duas funções.

"Vamos ver como ele se sairá neste ciclo olímpico nadando tanto em piscina, quanto em águas abertas. Devido sua base de treinamento ele tem capacidade de suportar o ritmo e a distância de uma maratona aquática. Inicialmente seu objetivo é nadar esta prova na Universíade de Taipei em agosto, mas ainda é muito cedo para traçar algum plano visando Tóquio-2020", conta Morini. O nadador na mesma entrevista afirmou que o Europeu de águas abertas e Copa do Mundo da Fina em 2018 deverão ser os primeiros grandes testes a nível internacional.

Paltrinieri é hoje o melhor fundista do mundo – Foto: Getty Images

Com vários casos de sucesso entre nadadores que deixaram a piscina para se dedicar as águas abertas não seria surpresa ver Gregorio Paltrinieri fazendo o trabalho duplo na próxima Olimpíada. E quem sabe engrossando a lista de campeões nas duas modalidades.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel