Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Miguel Carlos Cagnoni é o novo presidente da CBDA

swimchannel

09/06/2017 18h06

O dia 9 de junho de 2017 será para sempre lembrado na história dos esportes aquáticos do Brasil. Após uma longa crise política nos esportes aquáticos que estourou após os Jogos Olímpicos do Rio-2016, e que levou o ex-presidente da entidade Coaracy Nunes Filho a prisão, foi realizada nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, a primeira eleição para presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos em trinta anos. O ex-presidente da Federação Aquática Paulista, Miguel Carlos Cagnoni foi venceu o pleito com 64 votos e foi eleito presidente da CBDA para este próximo ciclo olímpico.

Cagnoni, da chapa Inovação e Transparência, superou o medalhista olímpico Cyro Delgado, da chapa Cara Nova, e o árbitro internacional Jefferson Borges, da chapa Novos Rumos e vai dirigir a entidade pelos próximos quatro anos. O colégio eleitoral teve 106 votos: 27 das federações estaduais, 78 clubes e o nadador Leonardo de Deus, que representou o voto dos atletas que puderam através dele ter direito a voto pela primeira vez na história. A eleição teve início as 14h na sede do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças e o resultado foi divulgado cerca de três horas depois.

Miguel Cagnoni, novo presidente da CBDA – Foto:  Satiro Sodré/SSPress

Miguel Carlos Cagnoni nasceu em São Paulo e foi ex-nadador do Clube de Regatas Tietê e ex-jogador de polo aquático do Esporte Clube Pinheiros, onde também atuou como diretor de natação do clube. De 1994 até 2016 foi presidente da Federação Aquática Paulista. É empresário e advogado. Seu vice-presidente será Luiz Fernando Coelho, major da Polícia Militar, ex-nadador do Clube Português do Recife e presidente da Federação Aquática Pernambucana.

Entre as principais propostas da chapa Inovação e Transparência, estão projetos de trabalhar a natação de base do país, buscando massificar a modalidade e aumentar o número de praticantes. A nova diretoria da CBDA também pretende oferecer benefícios e oportunidades as federações estaduais, investir em tecnologia e capacitação técnica em um trabalho de longo prazo. Os programas de governo da chapa estão disponíveis no site da campanha que podem ser conferidos aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel