Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Brasileiros avançam nos 100m livre e 50m costas

swimchannel

26/07/2017 06h45

Depois da eletrizante medalha com o revezamento 4x100m livre, os brasileiros Marcelo Chierighini e Gabriel Santos voltaram para a piscina para nadar aprova individual dos 100m livre e avançaram para a semifinal da prova. Foi uma eliminatória forte, onde não bastou fazer 48 segundos para entrar. Joseph Scholling, por exemplo, nadou para 48s86 e não entrou. Os brasileiros foram mais rápidos. Marcelo entrou com quinto tempo, empatado com Nathan Adrian, Shinri Shioura e Duncan Scott. Todos para 48s46. Já Gabriel fez 48s64 e também entrou na 12ª colocação. Na casa de 47 segundos só o australiano Cameron McEvoy com 47s97.

Outra brasileira que também teve sucesso nas eliminatórias foi Etiene Medeiros. Nadando pela primeira vez m Budapeste, a nadadora passou sem dificuldades pela primeira preliminar dos 50m costas. Atual vice-campeã mundial da prova, Etiene nadou bem e com 27s65 conseguiu o segundo melhor tempo empatada com a bielorussa Aliaksandra Herasimenia. A atual campeã mundial Yuanhui Fu foi a mais rápida com 27s21.

Marcelo Chierighini passou em 5º lugar – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Tivemos mais dois brasileiros na água que não conseguiram superar as eliminatórias. Ambos terminaram na 19ª colocação. Nos 200m borboleta feminino Joanna Maranhão nadou próximo de seu recorde sul-americano na prova, mas com 2min09s77 ficou a 56 centésimos de conseguir avançar. Nesta prova a festa foi dos húngaros que viram Katinka Hosszu cravar o melhor tempo dom 2min07s25. Nos 200m medley masculino foi a vez de Thiago Simon cair na água pela primeira vez na Duna Arena. Se repetisse seu desempenho do Troféu Maria Lenk quando nadou abaixo dos 2 minutos pela primeira vez teria conseguido uma vaga na semifinal. Hoje fez apenas 2min01s01. O melhor tempo foi do favorito ao ouro, Kosuke Hagino: 1min56s46.

Para encerrar o dia aconteceram as eliminatórias do revezamento 4x100m medley misto que registrou o primeiro recorde mundial do dia. O time americano formado por Ryan Murphy, Kevin Cordes, Kelsi Worrell e Mallory Comerford nadou para 3min40s28 sendo quase quatro segundos mais rápido do que o revezamento australiano. Um detalhe foi o tempo de abertura de Murphy: 52s34, marca inferior ao da vitória do chinês Jiayu Xu na final dos 100m costas de ontem. Uma mostra do que só confirma o favoritismo dos Estados Unidos para os outros dois revezamentos medley.

Etiene Medeiros vai brigar por medalhas -Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O quarto dia de finais em Budapeste tem início a partir das 12h30 com transmissão do Sportv. Clique aqui e confira o resultado completo das eliminatórias.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel