Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Por que criar expectativa na final dos 100m borboleta

swimchannel

28/07/2017 17h08

Não é simplesmente porque esta edição não contará com Michael Phelps, nem porque a surpresa Joseph Schooling participou novamente. Mas a criação de expectativa nesta final de 100m borboleta se dá porque ela, em sua semifinal, já foi mais forte do que talvez se esperasse; bem mais forte do que a prova nadada na Olimpíada de 2016.

A começar pela melhor marca de classificação: neste sábado, na raia 4, a promessa norte-americana que, por pouco, não conseguiu vaga olímpica, chega com tudo e mostra que seu amadurecimento aconteceu nesta temporada. Caeleb Dressel, de 21 anos, nadou para 50s07 e ficou a 25 centésimos do recorde mundial de Michael Phelps (49s82), uma impressionante marca, três décimos mais rápida do tempo que levou o ouro olímpico, e o melhor tempo da história pós trajes tecnológicos.

Caeleb Dressel vibra com sua ótima marca no 100m borboleta

Caeleb Dressel vibra com sua ótima marca no 100m borboleta

Não só porque Caeleb parece se encaminhar para um título contundente, quiçá superando a marca de Phelps que perdura desde 2009, mas porque quatro atletas conseguiram nadar abaixo de 51 segundos. De novo: no Rio-2016, apenas o vencedor Schooling conseguiu ficar na casa dos 50s. Um nível altíssimo, e que garantiu que, dos tempos olímpicos, apenas os cinco primeiros colocados teriam entrado nessa forte final em Budapeste. Esquece esse papo de "ressaca olímpica".

A Hungria terá dois representantes, o que promete bastante barulho na Danubio Arena: além do eterno Laszlo Cseh, que se garantiu com o sexto tempo, e Kristof Milak, de 17 anos, que, com 50s77, bateu o recorde mundial Junior e passou em terceiro.

Por fim, porque a semifinal foi tão forte que sequer Chad Le Clos se preparou para tanto: mesmo com 51s48, ou seja, três décimos acima da sua marca no Rio, ele acabou ficando fora da lista de oito. Na verdade, acabou em 12º, sequer entre os reservas da prova. Isso porque é atual medalhista de prata olímpico, e atual campeão mundial da prova, e venceu os 200m borboleta na etapa de terça-feira.

100fly

Lancem seus dados e façam suas apostas: Caeleb se firma como realidade e quebra o recorde de Phelps? Schooling retomará o seu lugar mais alto do pódio depois do Rio-2016? Ou a Hungria entrará em  festa com mais um ouro para o país, na experiência de Cseh ou na juventude de Milak? Afinal, a briga pela coroa de louros deixada vaga por Chad Le Clos será assaz interessante.

Por Mayra Siqueira

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel