Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

O futuro da natação na água

swimchannel

22/08/2017 18h17

Amanhã o futuro da natação internacional começa a cair na água para a disputa do Campeonato Mundial Júnior. A competição chega a sua sexta edição e será disputada pela primeira vez nos Estados Unidos, o país que mais vezes ganhou medalhas no evento. Ao todo foram inscritos 630 nadadores de 93 países que competem na cidade de Indianápolis até a próxima segunda-feira, dia 28 de agosto.

O Mundial Júnior acontecerá em uma das piscinas mais famosas e conceituadas do país, o Indiana University Natatorium. Inaugurado em 1982, o complexo de esportes aquáticos da universidade de Indiana, foi palco das disputadas dos Jogos Pan-Americanos de 1987 quando a costa riquenha Silvia Poll foi o grande nome da competição ao ganhar três medalhas de ouro individuais.

Vista do IU Natatorium – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Assim como no Mundial absoluto de Budapeste, 16 nadadores integram a equipe que busca manter uma tradição: voltar para a casa com pelo menos uma medalha conquistada. Desde a primeira edição no Rio-2006 o Brasil sempre foi ao pódio em Mundiais júniors somando até hoje 13 medalhas. No último Mundial em Cingapura-2015 o país foi quatro vezes ao pódio com Brandonn Almeida (ouro nos 1500m livre e prata nos 400m livre), Vinícius Lanza (100m borboleta) e Felipe Ribeiro (bronze nos 100m livre).

Em Indianápolis a equipe terá dez nadadores e seis nadadoras. Entre as mulheres que nadará mais será Maria Luiza Pessanha, inscrita em cinco provas individuais: 50m e 100m costas, 50m, 100m e 200m borboleta. Já entre os homens Caio Pumputis é quem terá o programa mais extenso com quatro quedas n'água individuais: 100m e 200m peito e 200m e 400m medley. Os melhores balizados são Caio Pumputis e Rafaela Raurich com o oitavo tempo nos 200m medley e 200m livre, respectivamente.

Foto oficial da seleção brasileira júnior – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Entre as demais equipes alguns nomes chamam a atenção. O time da casa terá o badalado Michael Andrews que nadará seis provas em Indianápolis. Finalista olímpica no Rio-2016, a japonesa Rikako Ikee busca defender seus títulos mundiais júniors nos 50m e 100m borboleta. Outros nomes bem conhecidos são o do húngaro Kristof Milak, vice-campeão mundial dos 100m borboleta e o italiano Nicolo Martinenghi, semifinalista em Budapeste e que bateu recentemente o recorde mundial júnior nos 100m peito.

Após um eletrizante Campeonato Mundial de Budapeste as expectativas para Mundial Júnior de Indianápolis são das melhores. Durante o evento algumas estrelas da seleção americana principal como Simone Manuel e Missy Franklin estarão participando de ações da USA Swimming. O evento não terá transmissão pela TV para o Brasil, ms pode ser acompanhado via streaming no Youtube da Fina ou pelo site da Omega Timing.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel