Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

A história da Travessia Caraguá-Ilhabela

swimchannel

22/09/2017 15h49

A Travessia Caraguá-Ilhabela é um dos patrimônios da natação brasileira em águas abertas. O evento tem uma rica história e a próxima edição esta se aproximando. No dia 18 de novembro, ou seja daqui a menos de dois meses, acontece a prova de 22 km de distância e é disputada em formato de revezamento. A travessia foi criada há quase 60 anos e desde então tornou-se um objetivo para diversos nadadores de águas abertas de todo o país.

A prova nasceu para derrubar um mito que imperava entre os nadadores: de que era impossível atravessar a nado as águas que separam as duas cidades. Porém, havia uma pessoa que insistia que era possível. Essa pessoa era nada mais, nada menos do que Abílio Couto, pioneiro das águas abertas do Brasil. Na década de 1950, Couto já tinha conseguido cruzar o temido Canal da Mancha e queria tornar-se o primeiro homem a concluir a travessia no litoral norte paulista. De início, foi desaconselhado devido a baixa temperatura da água e forte correnteza, mas decidiu levar o plano adiante.

Abílio Couto foi o idealizador da prova- Foto: Reprodução

Couto resolveu mostrar que a nadar os 22 km eram possíveis e fez uma prova ao lado de seu amigo chileno Amando Silva. Ambos completaram o percurso e deram força para que a prova enfim fosse oficializada. Com o apoio da Federação Paulista de Natação (hoje Federação Aquática Paulista) e da Prefeitura da cidade de Caraguatatuba, Couto organizou a primeira edição da Travessia Caraguá-Ilhabela no dia 14 de junho de 1959. Inicialmente a prova era individual, diferente do formato em revezamento que passou a ser realizado mais recentemente.

Até 1968 a travessia aconteceu anualmente e sem interrupções. A prova ficou bastante conhecida e atletas de outros países também passaram a disputar a travessia, que ganhou fama como "uma das mais difíceis do mundo". Porém durante as décadas de 1970 e 2000 ela passou por algumas dificuldades de organização ficando sem ser realizada em alguns anos. Nesta época brilharam nomes como Igor de Souza e Renata Agondi. Desde 2013 a prova vem sendo realizada constantemente e faz parte do calendário nacional da modalidade.

Cartaz oficial da Travessia Caraguá-Ilhabela – Foto: Reprodução

Os interessados em nadar a Travessia Caraguá-Ilhabela precisam montar equipes com quatro participantes, sendo que obrigatoriamente um dos membros seja mulher. Cada nadador fica 30 minutos na água e após esse tempo dá lugar a um colega de equipe, repetindo o formato até o final da travessia.  A prova é organizada pela Associação Aquática e tem apoio da Prefeitura de Ilhabela e patrocínio da Nabaiji. Este ano as inscrições para a prova podem ser feitas através da SWIM CHANNEL neste endereço aqui. As inscrições encerram-se dia 16 de novembro, portanto inscreva-se e boa prova!

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel