Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Dicas importantes para quem vai nadar a 14 Bis

swimchannel

10/10/2017 17h35

No dia 11 de novembro acontece a 50ª edição da famosa Maratona Aquática 14 Bis, uma das provas mais importantes da história da natação brasileira em águas abertas. Disputada pela primeira vez em 1970, a prova acontece todos os anos nas águas do Canal de Bertioga e tem 24 km de percurso. Com largada no Forte São João, em Bertioga e chegada na rampa de acesso da Base Aérea de Santos (BAST), a maratona é um grande diferencial no currículo dos nadadores de águas abertas. Até porque, quem não gostaria de completar essa prova algum dia?

Porém, para nadar a 14 Bis é necessário estar preparado para encarar uma prova tão desgastante. No site oficial do evento há algumas dicas para quem for nadar. Selecionamos aqui alguns pontos importantes que podem ser úteis para quem já se inscreveu e também para quem ainda não fez a sua inscrição, mas pensa em nadar.

Muitos interessados em nadar a prova perguntam que tipo de treinamento precisam fazer para disputar a 14 Bis. Claro que isso é algo que o técnico do atleta vai definir, já que ele conhece muito bem seu pupilo, porém, é indicado para quem vai no intuito de completar a distância fazer treinos aeróbico buscando melhorar a resistência física. Já para quem com a intenção de fazer um bom resultado e lutar para chegar entre os primeiro colocados é preciso trabalhar além do aeróbico, a força muscular para aguentar os extensos 24 km de distância.

A edição 50 da 14 Bis acontece em novembro – Foto: Jacqueline Dalia

A alimentação é outro ponto importante para quem pensa em encarar o desafio. Semanas antes da prova o atleta deve fazer uma dieta bem equilibrada e balanceada, comendo principalmente carboidratos e proteínas. Já ao longo da travessia o nadador precisará se hidratar e além de água, consumir carboidrato líquido (como a maltodextrina) e sachês de gel são ótimos para mantê-lo na pegada da travessia, além de alimentos sólidos como bananas. Depois da prova é recomendado evitar alimentos gordurosos e comer essencialmente alimentos ricos em carboidratos e de fácil digestão. Lembrando que o ideal é sempre ter um acompanhamento nutricional durante todo este período.

Outra pergunta normalmente feita pelos atletas é sobre os fatores externos da prova. Nas águas abertas eles muitas vezes podem ser um obstáculo a mais para os nadadores e na Maratona Aquática 14 Bis desafios como superar uma correnteza contrária, uma temperatura da água oscilante ao longo do percurso e a presença de águas vivas pelo meio do caminho poderão ser alguns contratempos. Nessas horas o nadador precisa manter a calma e sua concentração para não prejudicar seu rendimento e deve se lembrar que terá durante todos os 24 km auxílio de seu barco e da equipe de segurança da 14 Bis.

Vista aérea de uma edição antiga da prova – Foto: Jacqueline Dalia

A Maratona Aquática 14 Bis conta com muitos parceiros para ser realizada. Além da Associação 14 Bis que é a responsável pela prova, o evento tem apoio do Comando da Aeronáutica, da Marinha do Brasil, da Praticagem de Santos, do Grupamento de Bombeiros Marítimos e das Prefeituras de Bertioga e Guarujá. Faltam apenas dez dias para o término das inscrições que terminam dia 20 de outubro. Portanto não perca tempo e faça já a sua através do serviço de inscrição de prova da SWIM CHANNEL clicando aqui. Bons treinos e boa prova!

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel