Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

A incrível performance de Murilo Sartori no Brasileiro Juvenil

swimchannel

28/11/2017 11h24

O Pinheiros foi o grande vencedor do Campeonato Brasileiro Juvenil de Verão, que aconteceu na última semana em Belo Horizonte. O clube, inclusive conquistou seu oitavo título consecutivo na categoria batendo as equipes do Corinthians e do Minas Tênis Clube.  A competição, que aconteceu no parque aquático do Minas TC, foi bastante elogiada devido a organização, o show de luzes e transmissão ao vivo em tempo real pela TV CBDA. Dentro da piscina quem brilhou foi Murilo Sartori.

O atleta juvenil 1 da Natação Americana manteve em Belo Horizonte o ótimo desempenho que já vem apresentando ao longo da temporada. Uma performance avassaladora, com quatro vitórias e seis recordes, sendo dois brasileiros de categoria e mais quatro de campeonato, que renderam inclusive elogios e selfies com Gustavo Borges. Ninguém também foi eficiente do que o jovem de 15 anos que somou 76 pontos para sua equipe que terminou a competição na sexta colocação a frente de grandes clubes como Unisanta, SESI e Flamengo.

Sartori comemora uma de suas quatro vitórias – Foto: Ricardo Sodré/SSPress/CBDA

Sartori venceu tudo que nadou. Sua performance mais impressionante foi nos 200m livre onde não só venceu com  facilidade como destruiu o antigo recorde nacional da categoria. Nadou para 1min51s24 quebrando a marca que pertencia a Felipe Ribeiro de Souza que era de 1min52s61. Também bateu outro recorde nacional de categoria nos 400m livre com o tempo de 3min59s23. Suas outras vitórias foram nos 100m livre e nos 200m medley com as marcas de 51s03 e 2min07s93 respectivamente, novos recordes de campeonato.

Hoje o nadador esta acima da média em sua categoria. Sua performance em Belo Horizonte lhe daria também o título nacional na categoria juvenil 2 nas quatro provas que nadou. O comentarista do Sportv e colunista da SWIM CHANNEL Alexandre Pussieldi inclusive, publicou em seu blog uma situação hipotética caso o jovem nadador fosse americano e caso fosse, estaria entre os melhores do país em sua faixa etária. Confira a análise clicando aqui.

Sartori com Gustavo Borges – Foto: Ricardo Sodré/SSPress/CBDA

Depois de uma ótima temporada em 2016, quando debulhou recordes na categoria infantil, Sartori manteve sua evolução. Este ano disputou com a seleção brasileira os Jogos Sul-Americanos da Juventude e o Campeonato Sul-Americano Juvenil colecionando medalhas em ambos os eventos. Nos campeonatos de base foi imbatível nos Campeonatos Brasileiro, Paulista e no Troféu Chico Piscina. O nadador fecha a temporada na semana que vem no Campeonato Brasileiro Júnior e Sênior onde nadará em observação as provas de 100m, 200m e 400m livre. Caso consiga ter bons resultados poderá nadar as finais no Torneio Open.

Resultados empolgantes que motivam o nadador para a temporada 2018, ano em que ele buscará uma vaga na seleção brasileira que irá aos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel