Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Holandeses vencem maratona aquática de Doha

swimchannel

18/03/2018 19h35

Tudo laranja em Doha. Os campeões olímpicos Sharon van Rouwendaal e Ferry Weertman foram os grandes campeões da primeira etapa do Marathon Swim World Series, circuito mundial da FINA de maratonas aquáticas com disputas de 10 km. Os holandeses e atuais campeões olímpicos fizeram táticas parecidas para triunfarem no Catar, atacando seus adversários nos últimos 2 km de prova e fechando na liderança das maratonas.

Após uma temporada abaixo do esperado, deixando o Campeonato Mundial de Budapeste sem medalhas, Sharon começou 2018 com o pé direito. A holandesa colocou este ano o Campeonato Europeu de Glasgow como prioridade e terá o circuito da Fina como suporte para o torneio continental. Até a metade da prova a nadadora estava apenas na 18ª colocação, mas começou a crescer engolindo suas adversárias até assumir a liderança já na reta final. No fim, a campeão olímpica venceu em 2h02min24s4. O pódio ainda teve duas alemãs: Leonie Beck e Finnia Wunram respectvamente prata e bronze.

Sharon van Rouwendaal venceu a prova feminina – Foto: NBC Olympics

Ana Marcela Cunha fez uma boa prova em Doha e perdeu a medalha de bronze por apenas um décimo de segundo. A brasileira teve seu melhor momento entre os quilômetros cinco e oito, quando oscilou entre o segundo e quarto lugar, posição esta em que cruzou a linha de chegada. Treinando e competindo na África do Sul desde o fim do ano passado, Ana Marcela disputará o circuito da Fina buscando o tetracampeonato na competição. A outra nadadora do país na competição foi Viviane Jungblut que chegou a nadar no pelotão das líderes, mas terminou em 20º lugar.

Entre os homens Weertman repetiu a estratégia que lhe deu o ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e no Mundial de Budapeste. Cozinhou seus rivais e começou a apertá-los na reta final, assumindo a liderança no último quilômetro. O holandês cruzou a linha de chegada em 1h52min41s6 colocando mais de um segundo para o vice-campeão, o francês David Aubry. O italiano Simone Ruffini, atual campeão da Marathon Swim World Series, levou a medalha de bronze. Um dos destaques da prova foi o campeão olímpico e mundial dos 1500m livre Gregorio Paltrinieri que na sua primeira maratona aquática do circuito mundial terminou na quinta colocação.

Ferry Weertman venceu a prova masculina – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Se o Brasil quase foi ao pódio na prova feminina, entre os homens o país passou longe do pódio. O trio Diogo Villarinho, Allan do Carmo e Fernando Ponte não fez uma boa prova. Diogo foi o melhor classificado, terminando em 24º lugar. Ele até chegou a nadar ente os primeiros colocados até os 3,5 km de prova, mas perdeu ritmo e acabou ficando para trás. Allan veio logo em seguida na 25ª colocação. Ele chegou a esboçar uma reação no fim, mas sentiu o cansaço. Por fim, Fernando terminou na 29ª posição.

A segunda etapa do Marathon Swim World Series acontecerá no dia 20 de maio em Seychelles, um pequeno país insular localizado próximo a ilha de Madagascar na costa africana. Com os resultados desta primeira etapa a dupla holandesa sai na frente na disputa pelo título e pela premiação em dinheiro do circuito. Os resultados da etapa de Doha estão disponíveis no site da FINA aqui.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel