Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Barra do Sahy abre temporada de ultramaratonas

swimchannel

19/03/2018 19h19

Nunca as provas de ultramaratona aquática estiveram tão na moda quanto atualmente. Definitivamente chegaram para ficar. Devido ao grande número de atletas dispostos a encarar estas desgastantes travessias e aos inúmeros pedidos, muitos circuitos abriram espaço em sua programação para estas provas. Um deles foi a Associação Aquática, responsável pelo mais antigo circuito de águas abertas do país. Agora a entidade tem um circuito a parte dedicado exclusivamente as estas longas provas.

Este fim de semana aconteceu na Praia da Barra do Sahy a primeira etapa deste novo circuito de ultramaratonas. Serão ao realizadas ao todo três etapas em 2018 com provas de 15 km de distância. Na etapa inicial da temporada 45 nadadores (33 homens e 12 mulheres) caíram na água para encarar o novo desafio. O dia estava bem bonito com muito sol  e a grande maioria dos presentes afirmou que esta feliz por ter mais uma opção de ultramaratona para competir. Foi uma prova bastante desafiadora para os nadadores que tiveram que enfrentar mudanças na condição climática da água já na reta final da prova.

O pódio feminino – Foto: Reprodução/Facebook

Entre os homens estiveram presentes muitos nomes conhecidos do cenário das ultramaratonas e a vitória nesta primeira prova do novo circuito foi de Artur Pedroza. O nadador da Resende Águas Abertas esta parecendo uma garrafa de vinho. Quanto mais velho, melhor. Após conquistar feitos importantes em 2017 quando conquistou o título na Maratona Aquática 14 Bis e na Ultramaratona da Ilha do Mel, o atleta de 43 anos segue brilhando em 2018. Ele, que já havia vencido a primeira etapa do Circuito Maratona Aquática Sem Fronteiras e do XTERRA Swim Challenge, adicionou mais uma medalha de ouro neste começo de ano.

Artur venceu a prova de 15 km com uma larga vantagem para seus principais rivais, completando a prova em 3h11min58s42, sete minutos a frente de Marcos Campos que sagrou-se vice-campeão com 3h18min57s89. "Procurei me manter junto ao pelotão principal até a metade da prova para depois aumentar meu ritmo. Minha estratégia deu certo até porque um vento mais forte deixou o mar mexido na parte final, mas como havia poupado forças tive mais energia para finalizar bem a prova e abrir uma vantagem mais confortável", disse Artur após conquistar mais uma importante vitória. A seguir vieram Carlos Aguiar na terceira colocação (3h19min56s55), Samir Barel em quarto lugar (3h24min11s95) e Guilherme Zampieri em quinto (3h29min13s55).

O pódio masculino – Foto: Facebook/Reprodução

Na prova feminina doze mulheres participaram da disputa que teve uma disputa bem acirrada pela vitória. Elas nadaram boa parte todas juntas e na bota dos primeiros colocados do masculino, mas com a mexida do mar na reta final acabaram perdendo um pouco de contato. Thais Sant'Anna e Patricia Farias oscilaram entre a liderança, e na parte final Thais acabou levando a melhor. A jovem atleta da Anjos D'Água/ELO Academia triunfou em 4h10min28s82. A campeã da prova inclusiva afirmou que a prova foi bem sofrida no trecho de volta que até doeu para digitar uma postagem sobre a ultramaratona em suas redes sociais.

Patrícia terminou na segunda colocação quase dois minutos atrás com 4h12min13s45 e também afirmou que a mudança climática foi um fator chave na prova. "A ida foi bem tranquila, mas a volta para a praia foi muito difícil principalmente pela virada do mar que dificultou para muitos nadadores", disse a nadadora. O pódio da prova feminina ainda teve Izabela Rodrigues na terceira colocação (4h31min45s40) seguida por Rafaella Dorta e quarto lugar (4h48min29s60) e Flávia Takada em quinto (4h54min15s85). Os resultados da ultramaratona da Barra do Sahy estão disponíveis aqui no site da Associação Aquática. A próxima etapa do circuito será em Ilhabela no dia 20 de maio.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel