Topo
Swim Channel

Swim Channel

Categorias

Histórico

Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo vencem em Copacabana

swimchannel

15/04/2018 23h00

Teve início nesta manhã na Praia de Copacabana o Troféu Brasil 2018. E Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo foram os grandes campeões da primeira prova do evento. A principal competição da natação brasileira começou nas águas olímpicas de Copacabana com uma maratona aquática de 10 km que foi seletiva para três campeonatos internacionais: Campeonato Pan-Pacífico, Jogos Sul-Americanos do ODESUR e Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos. Foi montado um circuito de 2,5 km onde os atletas precisavam completar quatro voltas até totalizar a distância definitiva. E com tanta coisa em jogo já era de se esperar uma grande prova com muitas disputas.

Devido as más condições climáticas, com chuva e neblina, o corpo de bombeiros solicitou que a largada fosse adiada em alguns minutos em prol da segurança dos atletas. Com quase uma hora de atraso finalmente os nadadores foram autorizados a partir. Primeiro saíram os homens e minutos depois as mulheres. No início os atletas sentiram um pouco das condições do mar que tinha temperatura média entre 21°C e 23°C e estava um pouco mexido. Durante toda a prova o tempo oscilou, ora chovia, ora parava. E foi assim até o final.

O pódio feminino – Foto: Satiro SodrŽ/SSPress/CBDA.

Para triunfar em Copacabana Ana Marcela Cunha adotou uma estratégia diferente de Sharon van Rouwendaal. Enquanto a campeã olímpica começou forte, sempre liderando a disputa desde a primeira volta, Ana Marcela preferiu fazer uma prova mais conservadora, poupando energia para os quilômetros finais. E a tática deu certo com a nadadora da Unisanta crescendo no momento certo para ultrapassar a holandesa e faturar uma bela vitória. Uma estratégia similar a adotada na prova de 10 km no Mundial de Budapeste quando ela sempre esteve próximas líderes e apertou o ritmo na reta final. O resultado também a garantiu na seleção brasileira que vai ao Pan-Pacífico. Terceira colocada, Viviane Jungblut também esta classificada para a competição em Tóquio.

Na prova masculina a disputa foi mais acirrada e disputada como muitos nadadores brigando braçada a braçada pela vitória. Alexandre Finco, Diogo Villarinho, Luis Gustavo Barros, Fernando Ponte, Victor Colonese e Allan do Carmo oscilaram durante quase todo o percurso na liderança da competição dividindo entre si a liderança ao longo das quatro voltas. No último giro porém, a experiência fez a diferença e Allan do Carmo superou seus rivais para vencer a prova e consequentemente garantir vaga na seleção brasileira que disputará em agosto o Pan-Pacífico. Seu parceiro em Tóquio será Victor Colonese da Unisanta, que acabou em segundo lugar. Luis Gustavo Barros, do Grêmio Náutico União, terminou a prova na terceira colocação geral.

O pódio masculino – Foto: Satiro SodrŽ/SSPress/CBDA

A CBDA ainda não divulgou os resultados completos que serão disponibilizados em breve na página oficial do evento que você pode conferir clicando aqui. As disputas na piscina começam na terça-feira no Parque Aquático Maria Lenk.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.