Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Bruno Fratus fecha o Troféu Brasil com chave de ouro

swimchannel

21/04/2018 19h48

A prova individual olímpica onde o Brasil teve mais sucesso nos últimos anos foi o ápice deste encerramento do Troféu Brasil 2018. Os 50m livre é a grande prova do país que desde 2008 conquistou medalhas olímpicas e títulos mundiais com Cesar Cielo e um vice-campeonato mundial com Bruno Fratus. E foi justamente Fratus o destaque do derradeiro dia de competições no Parque Aquático Maria Lenk. Eleito pelo COB como o melhor nadador do Brasil em 2017, o velocista não decepcionou e fez uma das melhores apresentações da sua vida. Ou melhor, fez a segunda melhor prova de sua carreira.

Com 21s35 Fratus fez sua segunda melhor performance na prova, atrás somente dos 21s27 que lhe deram a prata no Mundial de Budapeste ano passado. O velocista do Minas TC dominou e liderou de ponta a ponta e conseguiu também a segunda melhor marca do mundo em 2018, apenas cinco centésimos mais lento que o inglês Ben Proud. O tempo de Fratus também lhe garantiu na equipe que vai ao Pan-Pacífico em agosto, onde ele defenderá seu título nos 50m livre. Mas ele não foi o único a romper os 22 segundos. O jovem Pedro Spajari levou a prata com seu melhor tempo pessoal: 21s82. Em terceiro chegou Cesar Cielo que com 22s01 até teria espaço no time que vai a Tóquio, mas o campeão olímpico já havia anunciado que não disputaria a competição visando o Mundial de piscina curta no fim do ano.

Bruno Fratus – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Na final feminina também tivemos um ótimo resultado. Lorrane Ferreira finalmente conseguiu romper a casa dos 25 segundos ao vencer a prova em 24s94. A vitória da velocista, que fez seu primeiro Troféu Brasil pelo Pinheiros, também foi especial já que esse resultado a colocou na equipe do Brasil que irá ao Pan-Pacífico. Além de Lorrane a seleção brasileira terá outra mulher em Tóquio. Será Larissa Oliveira que com 24s96, também sua melhor marca pessoal, levou a medalha de prata. O pódio foi completado por Graciele Herrmann que fez 25s42.

Havia uma grande expectativa para os 1500m livre, com a possibilidade de Guilherme Costa voltar a nadar abaixo dos 15 minutos e também de Miguel Valente tentar entrar no time do Pan-Pacífico. Não aconteceu nenhum, nem outro. O Cachorrão adotou uma estratégia diferente ao começar mais devagar para ir crescendo no decorrer da distância e acabou nadando para 15min03s79. Miguel tinha esperanças de ir ao Japão, mas o tempo de 15min11s57 comprometeu sua classificação. Em terceiro lugar chegou Diogo Villarinho com 15min14s13.

Lorrane Ferreira – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Viviane Jungblut comemorou sua terceira vitória no Troféu Brasil ao triunfar nos 800m livre. O tempo de 8min39s58 foi distante de seu melhor, mas o suficiente para lhe dar a tripleta nas provas de fundo (ouro nos 400m, 800m e 1500m livre). A seguir veio a argentina Delfina Dini com 8min43s31 e a Ana Marcela Cunha com 8min45s69. Detalhe é que tanto Viviane, quanto Ana Marcela estão classificadas para o Pan-Pacífico na maratona aquática de 10 km.

Também tivemos as finais do 200m peito. Entre os homens um ótimo resultado de Caio Pumputis que venceu com 2min11s78, melhor marca pessoal e bastante comemorada pelo nadador na piscina. No pódio ainda tivemos Raphael Rodrigues com 2min14s46 que levou a prata e Evandro Silva com 2min14s76 que acabou com o bronze. Na prova feminina vitória da recordista sul-americana Julia Sebastian. Com 2min27s29 a nadadora argentina ficou longe de sua marca continental, mas fez o suficiente para vencer Pamela Souza que ameaçou uma reação no final, mas terminou com a medalha de prata com 2min28s23. Outra argentina, Macarena Ceballos ficou com o bronze ao nadar para 2min28s36.

A seleção do Pan-Pacífico – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Os revezamentos 4x100m medley fecharam o Troféu Brasil com uma vitória para o Pinheiros no feminino e uma do Minas TC no masculino. Entre as mulheres Larissa Oliveira foi decisiva para assumir a liderança no último parcial e dar a vitória ao time pinheirense com 4min04s83. O Minas ficou em segundo com 4min06s55 e a Unisanta em terceiro com 4min10s01. Já na final masculina Vinícius Lanza foi essencial para a vitória mineira com um ótimo parcial de 100m borboleta (51s00) e ajudou a equipe a conquistar o ouro com 3min33s39 e novo recorde de campeonato. O Pinheiros ficou com a prata com 3min34s00 (com destaque para o ótimo parcial de Spajari nos 100m livre com 47s24) e a Unisanta pegou o bronze com 3min39s56. No fim o Pinheiros foi mais uma vez campeão do Troféu Brasil com 2565 pontos contra 2220 do Minas Tênis Clube, vice-campeão.

Ao fim da competição foram definidas as seleções do Brasil para o Campeonato Pan-Pacífico e para os Jogos Olímpicos da Juventude. O time que irá ao Pan-Pacífico terá os seguintes atletas: Guilherme Costa, Luiz Altamir, Leonardo Santos, Lorrane Ferreira, Larissa Oliveira, João Gomes Júnior, Pedro Spajari, Gabriel Santos e Marcelo Chierighini (Pinheiros), Bruno Fratus, Fernando Scheffer, Vinícius Lanza, Gabriel Fantoni e Marco Antônio Júnior (Minas TC), Leonardo de Deus (Unisanta) e Brandonn Almeida (Corinthians).

Já para os Jogos Olímpicos da Juventude o time será composto por Maria Luiza Pessanha e Vitor Pinheiro Souza (Pinheiros), Rafaela Raurich e Fernanda Goeij (Curitibano), Ana Carolina Vieira (Minas TC), André Luiz Souza (Unisanta), Lucas Peixoto (Grêmio Náutico União) e Murilo Sartori (Natação Americana). O Troféu Brasil também foi seletiva para o Campeonato Sul-Americano de Trujillo e será anunciado nos próximos dias. Confira na semana que vem na SWIM CHANNEL um pouco mais sobre os convocados para as duas competições internacionais.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel