Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Travessia do Canal de Ilhabela acontece no dia 2 de dezembro

swimchannel

02/10/2018 17h47

A Travessia do Canal de Ilhabela chega a sua 5ª edição em 2018. A tradicional prova de 3,8 km entre as cidades de São Sebastião e Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, está com inscrições abertas no site do evento e acontecerá no próximo dia 2 de dezembro.

Inspirada na Travessia do Canal da Mancha, o evento já se tornou tradicional entre as provas de águas abertas pelo estado de São Paulo. São três percursos oficiais da prova: o sul, o leste e o canal fechado. O percurso do dia é sempre escolhido de acordo com as condições climáticas horas antes da realização da prova.

O  percurso sul é aquele em que todas as condições de ondulação são predominantes do sul e a largada é no Oleoduto de São Sebastião. No leste, disputado quando o vento vem de leste, a largada é na Praia do Arrastão de São Sebastião. Por fim, o percurso fechado acontece quando as condições climáticas não são as mais favoráveis e tem largada é na Náutica de Ilhabela. A chegada da prova, em todos os percursos, é sempre na Praia Engenho D'Água.

Pódio geral masculino da edição de 2017 – Foto: Site oficial do evento

Ano passado devido as condições climáticas o percurso realizado foi o fechado, tendo os integrantes da seleção brasileira de maratona aquática Allan do Carmo e Betina Lorscheitter como grandes campeões gerais da prova e estabeleceram os novos recordes do canal fechado. Até hoje a Travessia do Canal de Ilhabela já foi realizada em todos os percursos.

A competição, que é organizada pela Ecooutdoor, sempre conta com atletas de elite para estimular ainda mais a participação de atletas amadores e de quebras de recordes de categorias. Os 3,8 km de percurso atraem triatletas pela distância (mesmo tamanho do percurso do Ironman) e o tempo limite para completar a prova é de 150 minutos ou duas horas e meia. O uso da roupa de neoprene/borracha é liberado.

Pódio geral feminino da edição de 2017 – Foto: Site oficial do evento

As inscrições para a prova vão até o dia 30 deste mês, ou até quando terminarem as vagas. Todos os atletas recebem KIT que contém sacola, camiseta e touca alusiva ao evento e medalha de participação após a conclusão da prova. A entrega dos troféus são para os cinco primeiros colocados no geral.

A retirada do KIT é feita um dia antes da prova, assim como o congresso técnico. Para saber mais informações sobre a prova, acesse AQUI o site oficial do evento.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel