Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Brasil conquista três medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude

swimchannel

12/10/2018 18h24

As provas de natação na Olimpíada da Juventude de 2018, terminam nesta sexta-feira (12) em Buenos Aires, na Argentina. A competição, que começou no último sábado (6), reúne oito brasileiros com idade entre 15 e 18 anos: quatro homens e quatro mulheres.

O Brasil, por enquanto, acumula três medalhas de prata em revezamentos e bons resultados individuais. Nesta quinta-feira (11), um resultado histórico. O revezamento 4×100 m livre feminino, que contou com  Rafaela Raurich, Ana Carolina Vieira, Maria Luiza Pessanha e Fernanda de Goeij conquistou a prata com o tempo de 3min47s20, melhor resultado em competições internacionais da natação feminina do Brasil. A Rússia foi a campeã com 3min45s26 e o Japão fechou o pódio em terceiro lugar com 3min49s27.

Revezamento brasileiro 4x100m livre medalhista de prata – Foto: FINA

O Brasil também conquistou a medalha de prata no revezamento 4x100m livre masculino com Murilo Sartori, Lucas Peixoto, André Calvelo e Vitor Pinheiro. A Rússia foi campeã com 3min18s11, Brasil prata com 3min20s99 e a Itália ficou em terceiro lugar com o tempo de 3min22s01.

A outra medalha de prata veio no revezamento 4x100m livre misto. O time brasileiro contou com Lucas Peixoto, Ana Carolina Vieira, André Calvelo e Rafaela Raurich. Única equipe que alternou uma mulher e um homem, os brasileiros repetiram a prata de 2014 com o tempo de 3min30s13. A Rússia ficou em primeiro lugar e o bronze ficou com a equipe da China.

Revezamento brasileiro 4x100m livre misto medalhista de prata – Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COB

Realizado a cada quatro anos, os Jogos são direcionados aos novos talentos das modalidades. Nesta terceira edição (2010, 2014 e 2018) o Brasil é representado por 79 atletas: 50 homens e 29 mulheres. O russo Kliment Kolesnikov, recordista mundial dos 50m costas em piscina longa e dos 100m costas em curta, pode se tornar o maior medalhista da história do evento. Ele já tem seis ouros e se vencer mais duas provas hoje passa a chinesa Yi Tang como maior medalhista da competição.

Na última edição dos Jogos em 2014 o Brasil saiu com três medalhas: Matheus Santana ganhou ouro nos 100m livre e a prata nos 50m livre, além de integrar o revezamento 4x100m medley misto ao lado de Luiz Altamir Melo, Natalia de Luccas e Giovanna Diamante que levou a medalha de prata. E este ano pela primeira vez na história todos os nadadores brasileiros sairão dos Jogos Olímpicos da Juventude com pelo menos uma medalha.

Revezamento brasileiro 4x100m livre medalhista de prata – Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COB

O Sportv fez a transmissão de cinco dias de eliminatórias e de cinco dias de finais, inclusive fará a transmissão das finais de hoje (Sportv2) a partir das 18h. Hoje teremos as finais das provas de 50m livre feminino, 200m costas masculino, 100m borboleta feminino, 100m livre masculino, esta com dois brasileiros na final e boas chances de medalha: André Calvelo (segundo melhor tempo) e Lucas Peixoto (oitavo melhor tempo).

Teremos também a final dos 200m peito feminino, 200m borboleta masculino, 400m nado livre feminino, 50m peito masculino e revezamento 4×100m medley misto. A próxima edição dos Jogos Olímpicos será na cidade de Dacar, no Senegal. Veja aqui os resultados completos.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel