Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Os percursos da Travessia do Canal de Ilhabela

swimchannel

15/10/2018 18h29

No dia 2 de dezembro acontece a 5ª edição da Travessia do Canal de Ilhabela, prova de águas abertas que cresce a cada ano e firma-se como um dos eventos mais procurados pelos atletas da modalidade no Brasil. Com 3,8 km (mesma distância da natação na disputa de triatlo do Ironman) a prova foi inspirada na lendária Travessia do Canal da Mancha e tem algumas particularidades em comparação a famosa prova disputada no estreito de água que separa a Inglaterra da França. A começar pelo fato dos nadadores poderem fazer a prova em até três percursos diferentes, que serão apresentados logo abaixo.

 

Mapa do percurso sul da prova – Foto: Reprodução/Travessia do Canal de Ilhabela

Percurso sul

Considerado como o principal da travessia, foi percorrido apenas na primeira edição em 2014. É realizado quando o vento está muito forte de sul e tem aproximadamente mil metros acompanhando o oleoduto onde o nadador não enfrenta as influências das correntes ou ventos de sul. A partir deste ponto ele pega uma diagonal compensatória até a praia da chegada.

 

Mapa do percurso leste da prova – Foto: Reprodução/Travessia do Canal de Ilhabela

Percurso leste

Acontece quando o vento está forte de leste e foi o trajeto escolhido para as edições de 2015 e 2016. O vento de leste é normalmente muito forte e exige boa preparação física do nadador, principalmente para encarar os primeiros metros de prova. É comum o vento ser de leste e corrente de sul, tornando este percurso desafiador, podendo fazer o atleta nadar em "S" ao invés da linha reta.

 

Mapa do percurso alternativo da prova – Foto: Reprodução/Travessia do Canal de Ilhabela

Percurso Canal Fechado ou Alternativo

Este percurso só é utilizado em último caso quando as condições climáticas impossibilitam a realização dos trajetos principais e ameacem a integridade física dos participantes. Devido ao mau tempo na edição do ano passado, o Canal Fechado acabou sendo disputado pelos atletas que foram obrigados a nadar contornando a costa de Ilhabela.

 

As inscrições para a Travessia do Canal de Ilhabela já estão abertas e podem ser feitas através do site oficial da prova clicando aqui e estão abertas até o dia 30 de outubro no valor de R$ 170,00 mais taxa de inscrição. Os nadadores receberão um kit com camisa, touca alusiva da travessia e medalha de participação. O uso de roupas de borracha também está liberados pela organização do evento.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel