Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Vinicius Lanza: a dificuldade das escolhas

swimchannel

25/10/2018 15h31

Aos 21 anos Vinicius Lanza atleta da Indiana University e do Minas Tênis Clube chegou a uma difícil decisão. Chegando a sua primeira seleção absoluta neste ano, ele conquistou vaga para o Campeonato Mundial em piscina curta (25m) de Hangzhou, na China, em dezembro, mas teve que abrir mão de sua vaga visando a temporada americana e o ano 2019.

"Conversei com os meus técnicos para compreender melhor a situação. Não queria abrir mão daquilo que eu tanto busquei, mas não teve jeito. Viagem longa, em data cheia de provas, em um momento crucial do treinamento aqui na temporada americana. Estou fora do Mundial, de novo", comenta o nadador.

O mineiro estuda Animal Behavior (espécie de Zoologia) e treina desde 2016 na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Ele ficou de fora da Olimpíada do Rio-2016, por cinco centésimos. No ano seguinte, mudança no critério de classificação para o Mundial de Budapeste e ficou de fora mais uma vez.

Vinicius Lanza – Foto: Satiro Sodre/SSPress

Ano passado ele teve uma de suas melhores temporadas. Em fevereiro na conferência B1G Ten conquistou sete medalhas de ouro. Março foi vez da NCAA. Medalha individual, ouro no revezamento, seus melhores tempos. Em 2018 obteve seu primeiro grande resultado a nível internacional. Foi medalhista de bronze nos 100m borboleta no Pan-Pacífico de Tóquio, em agosto.

"Me vi ali, do lado de gigantes, na piscina e na própria seleção brasileira. Eu queria isso demais. E, de novo, eu tive que escolher. Abri mão dos 200m medley pra focar no 100m borbo, já que eram provas seguidas. Perto de repetir o meu melhor tempo, fui bronze vestindo a camisa do meu país. Que experiência!", conta Lanza.

No Finkel ele alcançou três índices para a competição o que lhe garantiu a presença na China, campeonato que abriu mão. "Dessa vez foi por escolha. Entendo isso como um privilégio, sabe? Treinei tanto para poder chegar no lugar que estou e para que este lugar possa me permitir fazer escolhas. Escolhas que eu fiz a vida inteira, com foco em um objetivo final que sempre foi o mesmo: os Jogos Olímpicos. A jornada até Tóquio vai ser gigante", comenta o nadador.

Vinicius Lanza – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Lanza se concentra agora em 2019,  ano de Campeonato Mundial em piscina longa (50m) de Gwangju na Coreia do Sul e os Jogos Pan-Americanos de Lima no Peru. "Também será o meu último ano de NCAA. O foco é esse: treinar bastante para que as minhas escolhas possam ir abrindo meu caminho até o meu sonho. E torcer para que essas escolhas continuem dando certo", finaliza.

Sem Lanza o Brasil terá 20 representantes no Mundial entre eles os experientes Cesar Cielo, Etiene Medeiros e Nicholas Santos. O Mundial na China ocorrerá de 11 a 16 de dezembro.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel