Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Betina e Colonese são os campeões brasileiros de 2018

swimchannel

19/11/2018 16h08

A última etapa do 23º Campeonato Brasileiro de água abertas da CBDA coroou os campeões da temporada 2018. Betina Lorscheitter, do Grêmio Náutico União,e Vitor Colonese, da Unisanta, foram os vencedores do ranking geral do ano nos 5 km e nos 10 km. Além disso, a dupla venceu as provas finais nesta última etapa, realizada na praia da Base Naval de Aratu, em Inema, na Bahia.

Com 992 atletas na disputa da última etapa do Brasileiro, Copa Brasil e das provas do calendário da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), a competição terminou neste domingo (18) com a prova de 5 km. Nesta prova, Betina venceu com 1h13min13s, seguida por Marina Amorim do GNU com 1h13min25s e Cibelle Jungblut com 1h14min17s. No masculino Victor Colonese ficou em primeiro com 59min24s, Luiz Gustavo Barros foi o segundo com 59min25s e Matheus Evangelista o terceiro com 59min27s. Betina e Colonese ficaram em primeiro no ranking com 256 pontos cada.

Betina Lorscheitter  – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

"Estou muito feliz com o título do Campeonato Brasileiro. Foi um dos objetivos que tracei no início do ano e consegui conquistar com sucesso. Agora tenho pela frente a Travessia do Canal de Ilhabela (02/12), o Open de Natacão (19 a 22/12) e o Desafio Elite do Rei e Rainha do Mar (23/12)", declarou Betina.

Na prova de 10 km Betina foi a primeira do ranking com 308 pontos e Colonese o líder com 324 pontos. É a segunda vez que ambos se sagram campeões nacionais (a primeira vez de ambos foi em 2015).

"Estou muito feliz com o resultado. Falta exatamente um mês para a seletiva, que vai ser no mesmo lugar. Ter ganho essa prova e o circuito foi muito bom. Mostra que eu venho em uma excelente fase. Vou continuar treinando firme e forte para a seletiva, que é o foco principal. Foi um bom evento-teste para a gente começar a se guiar e mirar alguns pontos de referência", declarou Colonese. O Grêmio Náutico União, com 4.675 pontos foi o campeão por clubes. Veja todos os resultados AQUI.

O nadador Victor Colonese – Foto: Satiro Sodré/SSPress

No dia 16  de dezembro haverá uma seletiva também em Inema que vai classificar quatro atletas brasileiros do masculino para a etapa inicial da FINA Marathon Swim World Series de 2019 que acontecerá em Doha (veja mais no boletim da CBDA aqui). Nesta etapa os dois melhores colocados disputarão o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju, na Coreia do Sul e os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. No feminino, Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut já estão pré-convocadas.

Na Copa Brasil o título geral da temporada ficou com o Círculo Militar de São Paulo que somou 4.439 pontos ao longo do ano e bateu o vice-campeão geral Yacht Clube da Bahia que marcou 2.840 pontos na temporada.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel