Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Cesar Cielo e Nicholas Santos: entre os mais longevos da história

swimchannel

15/12/2018 18h12

Que dois dos nossos maiores velocistas estão fazendo história no Campeonato Mundial de piscina curta, em Hangzhou, na China, não é novidade.

Que o nosso campeão olímpico Cesar Cielo, dois bronzes nos revezamentos 4x100m livre e 4x50m medley masculino, superou o velejador Robert Scheidt como o brasileiro mais medalhista da história em Mundiais, com 19 subidas ao pódio, muita gente ficou sabendo.

Cesar Cielo – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Que o incansável Nicholas Santos, com o ouro nos 50m borboleta, se tornou o mais velho campeão mundial da história, aos 38 anos – um feito incrível -, é uma notícia que está sendo bem divulgada.

(afinal, no ano passado, aos 37 anos, ele se tornara o mais velho medalhista em Mundial em piscina longa; e, aos 32 anos, em 2012, era o segundo mais velho campeão mundial em curta, atrás do britânico Mark Foster, campeão em 2004 nos 50m livre aos 34 – logo, o supera agora com folga)

Mas talvez algo que tenha passado desapercebido é a longevidade dos dois nadadores na principal competição em piscina de 25 metros do planeta.

Ambos frequentam o pódio do evento desde 2004.

Na ocasião, Cesar e Nicholas foram prata no 4x100m livre. Nicholas ainda foi bronze nos 50m livre.

Cesar também conquistou medalhas nas edições de 2010, 2014 e 2018.

Nicholas, em 2010, 2012, 2014, 2016 e 2018.

Nicholas Santos – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Portanto, são 14 anos de intervalo entre as primeiras e as últimas conquistas dos nadadores no campeonato.

Um feito praticamente inédito em termos de longevidade na história entre os melhores em piscina de 25 metros.

Apenas dois nadadores aparecem na frente dos brasileiros: o já citado britânico Mark Foster e o sueco Lars Froelander, ambos medalhistas entre 1993 e 2008 – um período de 15 anos, portanto.

Logo atrás dos brasileiros, aparece a lenda sueca Therese Alshammar, medalhista entre 1997 e 2010 (13 anos). Depois, a alemã campeã olímpica Britta Steffen, com 12 anos (2000 a 2012).

Todos os nadadores citados são lendas do esporte. Assim como já o são Cesar e Nicholas.

Cesar ainda não comenta sobre seu futuro após o campeonato. Nicholas, por sua vez, em postagem no Instagram, escreveu que "aos 38 anos de idade sinto que ainda tenho muita coisa a deixar nas piscinas."

Superar o recorde de Foster e Froelander já pode começar a figurar em seus próximos planos. Abu Dhabi, sede do Mundial de curta de 2020, é logo ali…

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel