Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Nicholas Santos: quanto mais velho, melhor!

swimchannel

15/12/2018 18h11

No dia 27 de julho de 2005 o alemão Mark Warnecke partia da raia 7 na piscina do Parc Jean-Drapeau para vencer os 50m peito no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos. Warnecke já era um veterano. Havia disputado quatro Jogos Olímpicos, tendo sido inclusive medalhista de bronze nos 100m peito em Atlanta-1996. Aos 35 anos exercia a profissão de médico em seu país e treinava muito menos do que estava acostumado em seu auge. Não esperava conquistar uma medalha em Montreal.

Ao completar a distância em 27s63, sua expressão facial mesclava choque e felicidade ao ver seu nome no placar apontando que ele havia se sagrado campeão mundial. O alemão entrava para história ao se tornar o nadador mais velho a levar uma medalha de ouro em um Mundial de natação. Até hoje, quando em 21s81 Nicholas Santos conquistou o bicampeonato mundial dos 50m borboleta em piscina curta. Agora o feito pertence ao brasileiro. Nicholas tem 38 anos de idade.

Nicholas Santos – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Uma carreira gloriosa, que além dos dois ouros na prova ainda tem outras oito medalhas em Mundiais de curta, um recorde mundial vigente em piscina curta, dois vices-campeonatos mundiais em piscina longa, três pódios em Jogos Pan-Americanos e uma semifinal olímpicos em duas participações nos Jogos. Para muitos seria o suficiente para encerrar a carreira, curtir a vida e aproveitar para fazer outras coisas. Não para Nicholas. Ele quer mais.

Assim que saiu da água em Hangzhou com o sorriso de orelha a orelha, o nadador afirmou ao repórter Carlos Gil do SporTV que ainda não pensa em aposentadoria e em seu Instagram disse: "sinto que ainda tenho muita coisa a deixar nas piscinas". O veterano nadador pensa em continuar melhorando e nadando cada vez mais rápido. Uma fonte de inspiração e exemplo para a jovem geração, que já começa a brilhar com o ouro no 4x200m livre e o bronze de Brandonn. Garotos que veem no mais veterano da equipe motivação de sobra para continuar evoluindo na piscina.

Nicholas Santos e Chad Le Clos – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Admiração visível também em seus adversários. Chad Le Clos, campeão olímpico, mundial e multicampeão demonstrou respeito e admiração ao cumprimentar o brasileiro ao fim da prova. O sul-africano queria derrotá-lo, mas não conseguiu. Mesmo assim fez questão de reconhecer sua grandeza.

Nicholas deve continuar nadando e escrevendo uma bela história. Afinal ano que vem tem Campeonato Mundial de piscina longa, onde ele tentará conquistar a medalha que lhe falta nos 50m borboleta: o ouro que escapou em Kazan-2015 e Budapeste-2017. Terá 39 anos de idade, mas a vitalidade e motivação de garoto.

Continue nadando e voando nas piscinas Nicholas!

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel