Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Equipe Navegantes completa a Volta na Ilha Grande

swimchannel

31/01/2019 23h45

A Equipe Navegantes, do Rio de Janeiro, abriu, no último final de semana (27) uma nova rota para os apaixonados por águas abertas: a Volta na Ilha Grande, uma das mais bonitas do estado e a sexta maior ilha marítima do Brasil.

Comandados pelo técnico da equipe, Renato Ribeiro, os atletas contornaram a ilha em forma de revezamento.  Foram organizados dois revezamentos com quatro integrantes cada. Os atletas nadaram em dupla por 1 hora e depois foram substituídos pela dupla seguinte. A prova comemorou os dez anos da Navegantes.

A largada da prova foi dada na Praia de Palmas na sexta-feira (26), às 7 horas da manhã com a primeira dupla: Liana Lemos e Márcia Pinheiro. Em seguida vieram as seguintes duplas: André Castelucio e Lucas França; Fabio Righetti e Ivan Nogueira Jr; André Teixeira e Raphael Maia.

A prova foi completada após 24h31min com a chegada na mesma praia da largada. O trajeto teve 85 km, nadados em uma volta completa na Ilha Grande.

Mapa da prova na Ilha Grande – Foto: Reprodução

Renato Ribeiro teve a ideia há quatro anos e depois de planejar a prova com o apoio dos amigos Fabio Righetti e Filipe Almeida, e a contribuição do velejador Luciano Guerra, decidiu colocá-la em prática. Os nadadores enfrentaram condições adversas para completar o desafio, como o sol forte, vento, chuva, alterações na maré, correnteza, ondas, nado noturno, além de se manterem acordados praticamente durante todo o tempo da prova.

Com grande repercussão, a prova já tem interessados. "A ideia era viabilizar o sonho para que mais equipes fizessem o desafio e mostrar que é possível. Para minha surpresa depois da realização da prova eu já recebi muitas mensagens de equipes que querem contornar a nado maior ilha do Rio de Janeiro no formato de revezamento. Eu conversei com o pessoal da Swim Explorer e estamos montando uma associação para regulamentar o nado do pessoal", comentou o técnico Renato Ribeiro e diretor técnico da Swim Explorer

E ele completa: "Já tem um grupo que quer fazer ainda neste semestre. Então estamos formalizando a Associação para abrir essa porta e para que todos tenham uma boa estrutura. Minha ideia é fazer de quatro a dez nadadores, que nadarão de hora em hora", disse.

Para a estrutura de apoio do desafio eles contaram com a parceria da Swim Explorer, que colocou à disposição três embarcações. Também contaram com apoio por meio do Comandante do CBERJ de Angra, Coronel Luiz Otávio, com o apoio das equipes de plantão na Ilha Grande e Angra dos Reis, além das equipes do SAMU local e médica do Hospital Geral de Japuíba.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel