Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Encontro de Técnicos discutiu a natação feminina

swimchannel

12/03/2019 00h12

Aconteceu na último fim de semana em São Paulo, a 14ª edição do Encontro Nacional de Técnicos de Natação. Novamente o auditório da Academia Competition foi palco das palestras e apresentações dos especialistas que este ano abordaram a temática: "2019, o poder das profissionais do sexo feminino no esporte de base".

As palestras foram realizadas em dois dias. Ana Paula Turbino abriu os serviços falando um pouco mais da estrutura do clube gaúcho Grêmio Náutico União e na sequência Desiré Schalk apresentou uma palestra sobre a vida das atletas profissionais e amadoras e contou também sobre sua experiência de vida. No segundo dia foram mais quatro palestras.

Pela manhã Claudia Barros falou sobre os princípios básicos sobre a educação motora e antes da pausa para o almoço o Dr. Carlos Doriêlo abordou o tema das lesões nas categorias de base. A tarde o evento teve Maita Poli de Araújo abordando a relação entre o ciclo menstrual e o desempenho esportivo. Por fim Márcia Martins ministrou sobre a psicologia no esporte.

Mesa redonda do Encontro de Técnicos – Foto: Reprodução

No domingo aconteceu a tradicional mesa redonda com a temática do papel da mulher como profissional do esporte, abordando questões sobre as dificuldades encontradas pelas mulheres no meio e também as diferenças de gênero dentro do universo profissional esportivo.

Além de todas as palestras o encontro realizou sua tradicional homenagem a uma personalidade de importância para a natação brasileira. Em 2019 a homenageada foi a Professora Marina Cordani que recebeu um diploma especial "por formar e educar jovens através do esporte". Quem também participou do evento foi a ultramaratonista aquática Patrícia Farias que compartilhou com o público sua experiência de realizar o Desafio do Lago Titicaca no fim do mês passado (leia mais sobre essa prova aqui).

O evento ainda contou com o patrocínio da Speedo e da Mormaii, produção da Cuca Aberta, apoio do Instituto Leonardo de Deus e inscrições através da SWIM CHANNEL.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel