Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Nadando ou congelando na Rússia?

swimchannel

18/03/2019 00h20

Já imaginou nadar em uma piscina onde a temperatura da água fica beirando os 0º C? E que a temperatura ambiente também não está tão acima disso? Além da chance de encarar ventos e até nevascas? Pois bem, caso você queira ter essa experiência algum dia sabia que ela é existe. A International Ice Swimming Association (IISA) promove diversos eventos de natação e águas abertas em temperaturas gélidas, as vezes até abaixo de zero. A principal delas aconteceu no último fim de semana.

A 3ª edição do Campeonato Mundial de Natação no Gelo foi disputada na cidade russa de Murmansk, localizada na região Círculo Polar Ártico e a quase 2 mil km de distância da capital Moscou . Lembrando que nesse momento é inverno na Rússia e as temperaturas da cidade giram de torno de 0º C. Um programa de maluco, mas que mesmo assim atraiu um bom número de interessados. Afinal foram registradas as inscrições de 400 nadadores de 33 países, entre eles alguns da América do Sul como Chile e Argentina.

Petar Stoychev no Campeonato Mundial de Natação no Gelo – Foto: Facebook/Reprodução

Em Murmasnk foram disputadas sete provas: 50m, 200m, 500m e 1 km livre, 50m e 100m peito e 50m borboleta. O nome mais conhecido entre os participantes foi o de Petar Stoychev. Campeão mundial dos 25 km de Xangai-2011, o búlgaro encarou a prova dos 500m livre e terminou em terceiro lugar com o tempo de 6min06s. Essa não foi sua estreia em águas gélidas. Após deixar a carreira profissional, ele passou a disputar algumas competições da natação no gelo. Segundo o site da IISA, Stoychev já competiu nessas condições seis vezes desde 2016, tendo inclusive nadado 1 km nas águas da Antártida no fim do ano passado com a água chegando a -1,2 °C.

Além do Mundial, a IISA promove outras competições de natação no gelo. Para este ano estão agendadas mais três provas na África do Sul em julho e na Holanda e República Tcheca em dezembro. No momento a International Ice Swimming Association busca tornar-se uma modalidade olímpica e fazer parte do programa dos Jogos de Inverno. No próximo dia 1º de julho a entidade vai completar dez anos de fundação. Conheça mais da IISA e veja os resultados do Mundial de Natação no Gelo clicando aqui.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel