Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

A volta do gigante

swimchannel

19/03/2019 00h21

Rio de Janeiro, dia 12 de agosto de 2016. Nesse dia, por apenas um mísero centésimo Florent Manaudou perdia a medalha de ouro para o americano Anthony Ervin na final olímpica dos 50m livre. Foi a última vez que assistimos ao gigante francês de 2 metros de altura em ação. Alguns meses depois ele anunciou que abandonaria as piscinas para se dedicar a uma velha paixão: o handebol.

Desde criança ele sempre sonhou em jogar profissionalmente a modalidade. Até conseguiu, disputando competições pela equipe do Aix en Provence, mas jamais brilhou nas quadras. A natação, porém, nunca ficou de lado. Manaudou quando podia dava suas braçadas para manter a forma física, chegou inclusive a nadar alguns eventos de exibição e manteve-se como atleta do Team Speedo. Um retorno ao mundo competitivo da natação parecia que nunca iria rolar. Parecia.

Florent Manaudou – Foto: Michael Dalder/Reuters

Nesta terça-feira o jornal francês L'Équipe traz uma entrevista especial com o atleta onde ele diz com todas as letras "Je reviens". Em português, "Estou voltando".  Sim, Florent Manaudou esta de volta as piscinas e essa é uma notícia que chacoalha o mundo da natação internacional. Afinal, um dos melhores velocistas dos últimos anos voltará a ativa visando disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio no ano que vem.

Manaudou sabe que terá uma concorrência acirradíssima na prova mais veloz da natação. Nomes como Caeleb Dressel, Bruno Fratus, Ben Proud, Michael Andrew, Vlad Morozov e Andrii Govorov brilharam e vem brilhando nos últimos campeonatos internacionais. Prometem ser pedras no sapato, ou na bermuda, do francês. Assim como todos eles se motivam ainda mais para chegarem com tudo em Tóquio já que terão um adversário de peso pela frente, ou melhor, na raia ao lado.

 

Campeão olímpico em Londres-2012 e mundial em Kazan-2015, Manaudou busca repetir a história de seu algoz no Rio-2016. Ervin também havia se retirado do esporte e voltado anos depois para subir no topo do pódio olímpico. Michael Phelps também pode ser uma inspiração ao francês nesta sua volta, afinal, o maior nadador da história havia dito em uma entrevista em 2017 que acreditava que Manaudou poderia retornar as piscinas algum dia.

A volta de Manaudou também anima o revezamento 4x100m livre francês que desde sua aposentadoria parecia morto. Agora seu reforço somado as forças de Mehdy Metella e Jérémy Stravius fazem a França a sonhar com a possibilidade de retornar ao pódio olímpico. Aguardemos pra ver o que os próximos capítulos desse retorno nos reservam.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel