Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Chineses nadam de olho em Gwangju

swimchannel

25/03/2019 00h27

As principais estrelas da natação chinesa estão na água neste momento disputando seu campeonato nacional no complexo aquático Qingdao Sports Center. A competição definirá a equipe que representará o país mais populoso do mundo no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju em julho e promete registrar bons tempos.

Como não poderia ser diferente, as atenções se voltam ao principal atleta chinês da atualidade: Sun Yang. Ao mesmo tempo em que é capaz de fazer grandes performances nas piscinas, o multicampeão também consegue se envolver em polêmicas. A última da vez é o nebuloso caso do exame antidoping que o nadador fez ou não fez e que até agora rende acusações de ambos os lados e ameaças de banimento ao atleta. Entenda melhor esse caso no artigo do Coach Alex Pussieldi em seu blog aqui.

Sun Yang – Foto: Michael Sohn/Associated Press

Dentro d'água porém, Yang segue sendo um dos melhores do planeta. No campeonato nacional já caiu na água e logo no primeiro dia marcou o melhor tempo do mundo nesta temporada nos 400m livre. O chinês venceu a prova com 3min43s73, marca bem expressiva e que lhe coloca como um dos favoritos a medalha de ouro nesta prova em Gwangju. Além dele o Campeonato Chinês já registrou algumas marcas interessantes como a de Yan Zibei nos 100m peito com 58s96, terceiro melhor tempo do mundo este ano.

A competição, que termina no domingo, é o primeiro evento nacional de natação no país após o anúncio de aposentadoria de Zetao Ning. O velocista, campeão mundial dos 100m livre em Kazan-2015, resolveu encerrar sua carreira no último dia 12 de março quando completou 26 anos de idade. Para acompanhar a competição em Qingdao acesse o site da Federação Chinesa de Natação aqui.

 

Lazslo Cseh – Foto: Reprodução

Húngaros também caem na água

Amanhã começa em Debrecen o Campeonato Húngaro, que também definirá o time magiar para o Mundial de Gwangju. Todas as principais estrelas do país nadarão o evento, com destaque para Katinka Hosszu e para os 100m e 200m borboleta masculino. As duas provas estão sendo as mais aguardadas do evento devido ao embate entre Lazslo Cseh, Tamas Kenderesi e Kristof Milak que disputarão as vagas para o Mundial da Coreia do Sul. O desafio entre os três promete ser bastante intenso e ninguém tem vaga garantida. Para conferir o balizamento da competição clique aqui.

No último fim de semana também aconteceu a etapa de Marselha do Golden Tour Camille Muffat. A equipe do SESI-SP nadou o evento e conquistou cinco medalhas com Etiene Medeiros (prata nos 50m livre e 50m costas), Raphael Rodrigues (bronze nos 50m e 200m peito) e Daynara de Paula (prata nos 100m borboleta). O maior destaque porém, foi o bielorrusso Ilya Shimanovich que nadou os 100m peito para 58s23, tornando-se o segundo homem mais rápido da história na prova. Os resultados completos dessa competição podem ser vistos aqui.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel