Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Como é a natação escolar na Austrália e nos Estados Unidos?

swimchannel

27/03/2019 00h29

* Texto publicado originalmente na Best Swimming dia 26 de fevereiro de 2019.

De 21 a 24 de março, no Rio de Janeiro, a CBDE organizou o Campeonato Brasileiro Escolar de Natação, seletiva nacional para formação da equipe que representará o Brasil no Campeonato Mundial Escolar que acontecerá em maio, também no Rio. Nosso sistema escolar ainda tem os Jogos Escolares da Juventude organizados anualmente pelo COB que reúne as faixas etárias 12 a 14 anos, 15 a 17 anos, em torneios multi-esportes.

Para efeito de conhecimento e até mesmo de referência, a Best Swimming descreve como funciona os principais campeonatos escolares dos dois maiores países da natação mundial.

Elijah Winnington – Foto: Mike Batterham

Austrália 
O Campeonato Nacional Escolar Australiano de 2019 está marcado para julho. A competição reúne atletas de todos os seis estados em um torneio que a partir deste ano será dividido entre os grupos de idade de 10 a 12 anos, e de 13 a 19 anos de idade.

Na Austrália, o Campeonato Nacional Escolar de Natação inclui provas para nadadores paralímpicos que competem no sistema "all classes", onde os resultados são aferidos em índices de acordo com a deficiência de cada atleta e sua respectiva classe. Outro detalhe que chama a atenção no Australiano Escolar é a obrigação de participação em todo o programa do evento que inclui as cerimônias de abertura, encerramento e uma atividade ou passeio cultural, sem exceção.

O programa de provas varia por grupo de idade, mas são oferecidas as provas de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m livre, 50m, 100m e 200m costas, 50m, 100m e 200m peito, 50m, 100m e 200m borboleta, 200m e 400m medley. Os revezamentos tradicionais e ainda um 10x50m reunindo diferentes grupos de idade fazem parte do programa. Ellijah Winnington, uma das estrelas da natação australiana atual, foi escolhido como o melhor nadador escolar do país nos anos de 2016 e 2017.

 

Piscina em Indianápolis – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Estados Unidos 
Não existe um campeonato nacional escolar nos Estados Unidos, mas os campeonatos estaduais são fortíssimos e disputados em regras e programas similares. Toda temporada escolar é realizada em jardas. O programa e a ordem de provas também é o mesmo em todos os 50 estados americanos. As provas são 50, 100, 200 e 500 jardas livre, 100 jardas costas, 100 jardas peito, 100 jardas borboleta, 200 jardas medley, e os revezamentos 4×50 jardas livre e 4×50 jardas medley. Na natação escolar americana, assim como na disputa universitária, inclui a modalidade dos saltos ornamentais. No high school apenas uma prova, o trampolim de um metro.

A temporada escolar americana é de três meses. Escolas realizam competições entre si a cada semana, dual meets reunindo duas escolas, tri meet reunindo três, quad meet com quatro e os Invitationals que acontecem no sábado. São proibidas competições no domingo e atletas são proibidos de faltar aula para competir.

No final da temporada, a disputa dos torneios regionais e os fortes campeonatos estaduais. Com a conclusão do ano, a National Federation High School, entidade que organiza o esporte escolar divulga um ranking nacional com os melhores tempos e o ranking nacional das escolas.

Entre os pontos de destaque no belo sistema escolar americano, a exigência e controle do desempenho escolar podem impedir os atletas não só de competir, como até participar dos treinamentos.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel