Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Contornando o Arquipélago de Alcatrazes a nado

swimchannel

08/04/2019 00h06

Pela segunda vez um seleto grupo de atletas especialistas em águas abertas se reuniu na costa de São Sebastião, no litoral norte paulista, para nadar em volta do Arquipélago de Alcatrazes. A ilha é considerada um dos locais com maior biodiversidade do Brasil e após três décadas sob posse da Marinha, que utilizava o arquipélago para prática de exercícios militares, voltou a ser reaberta para ações de ecoturismo. Por isso 30 nadadores resolveram mais uma vez desbravar a águas do local em prol da preservação do meio ambiente da região.

A primeira edição da Volta à Nado de Alcatrazes aconteceu em dezembro de 2017, quando sete nadadores encararam o desafio de nadar em volta do arquipélago, organizada pelo também nadador e empresário Ricardo Augusto. Desta vez o grupo cresceu e chegou a 30 participantes, reunindo membros da primeira equipe e novos convidados. Ao todo eles percorreram 7,5 km a nado, que tiveram parte de seus percursos nomeados com os nomes de personalidades das águas abertas do Brasil.

A largada se deu na "Garganta do Harry Finger", que é uma passagem estreita e cheia de vida marinha. Esse pedaço do percurso é tido como o mais perigoso da travessia, pois tem correntes que jogam o nadador de um lado para o outro. Em seguida vem o "paredão do Igor de Souza", com mar bastante revolto que se choca com bastante força nos paredões da ilha. Depois eles passam pela "Ponta do Jacques Abram", onde encontram águas mais tranquilas e com a presença de cardumes de peixes e tartarugas. A seguir passam pela "ponta do Gilberto Bucholtz" onde o cenário com raios de sol deixam a prova mais bela até o ponto final onde se avista o "Morro da Dona Marta Izo", pico mais alto da ilha e onde se concentram vários albatrozes que sobrevoam o arquipélago.

Vista da Ilha de Alcatrazes – Foto: Reprodução

Harry Finger, um dos grandes entusiastas da modalidade no Brasil e com diversas travessias em seu currículo, é um dos idealizadores e organizadores da travessia. Ele fez parte da primeira turma que nadou a distância em 2017 e este ano novamente encarou os 7,5 km da volta a ilha. Ele também escreveu em suas redes sociais que o evento foi bastante gratificante. "É muito feliz quem tem amigos assim. É muito emocionante poder nadar pela novamente neste paraíso. Vamos seguir protegendo e lutando pela preservação do Arquipélago de Alcatrazes", disse o nadador.

O evento, que contou com três embarcações e mais 20 apoiadores, teve como principal objetivo chamar a atenção para a preservação ambiental no Arquipélago de Alcatrazes e existe a chance de realizar uma terceira volta a nado para o ano que vem.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel