Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Aloha Spirit Festival: uma das provas mais árduas do ano de 2019

swimchannel

15/04/2019 00h19

Para quem conhece a belíssima Ilhabela, sabe que há 11 anos é realizado o maior festival de esportes aquáticos da América Latina: o Aloha Spirt Festival. Nesta edição, que aconteceu entre os dias 13 e 14 de abril, a natação foi a modalidade que abriu o festival e justamente na prova mais importante: a de 3,8 km de distância.

A prova tinha largada prevista para as 6h30 da manhã de sábado, iniciando no centro histórico de Ilhabela e terminando na Praia do Perequê. Não é segredo que o canal de São Sebastião tem alteração de corrente com extrema frequência e justamente na hora da largada os nadadores tiveram que enfrentar a corrente contrária.

No masculino a prova teve participação de veteranos consagrados como o atleta de Resende, Artur Pedroza e o carioca Luiz Felipe Lebeis. Embora o favoritismo estivesse com os atletas mencionados, quem deu show de estratégia foi o salva-vidas Thiago Pustiglione.

Pódio geral 3,8 km Aloha Spirit Festival Ilhabela 2019. Foto: @vitoria_farabulini

Pódio geral 3,8 km Aloha Spirit Festival Ilhabela 2019 – Foto: Instagram de @vitoria_farabulini

Pustiglione é morador de Ilhabela, e um dos maiores "watermans" do país, sendo também atleta de SUP, canoa polinésia, prone paddleboard e surf de long board. O atleta optou por realizar um percurso costeando a margem da Ilha e abriu larga vantagem sobre os demais competidores. O salva-vidas, liderou cerca de 85% do percurso, porém, nos metros finais foi alcançado pelos veteranos do Rio de Janeiro.

Ao final de prova Lebeis venceu com 1h07min28s e a prata ficou o Artur Pedroza que chegou 12 segundos atrás. Pustiglione completou o pódio na terceira colocação com o tempo de 1h10min14s (veja mais resultados no fim do texto). Para entender um pouco mais sobre a intensidade da corrente contra, no ano de 2018, exatamente no mesmo percurso, Pedroza nadou a prova em cerca de 40 minutos. Em 2019, foi 27 minutos mais lento.

A prova feminina foi caracteriza pela grande diferença de idade entre as primeiras colocadas. A vencedora Vitória Farabulini de Taubaté tem 15 anos de idade e a vice-campeã, Cláudia Carrapatoso da cidade de Santos, tem 59 anos. Para ter uma noção sobre a atual realidade de Claudia, no ano de 2018 foi a grande campeã da travessia da Volta do Parcel e medalhista em outras provas como o renomado Desafios Aquaman.

O fator desafio esteve presente o tempo todo na competição e vencer a corrente contra não estava fácil. Uma quantidade considerável de nadadores teve que ser recolhidos, pois ultrapassou o tempo limite de tempo e era a hora de começar as outras modalidades aquáticas do evento: canoa polinésia e SUP.

O nadador e salva-vidas Thiago Pustiglione – Foto: Arquivo pessoal

Para quem acompanhou a transmissão online da natação no Aloha Spirit Festival 2019 (que teve Fernando Bonfa como narrador e o nosso editor-chefe Patrick Winkler como comentarista) ou para quem viu a prova pelas imagens do gigantesco telão que havia na arena do evento, pode acompanhar a "aula" de navegação que o salva-vidas Pustiglione protagonizou além de acompanhar o principal duelo dos melhores festivais esportivos do eixo Rio-São Paulo: Lebeis vs Pedroza.

Vale lembrar que nem só de competição é composta a vida do atleta. No sábado a noite os nadadores puderam participar da festa de confraternização com muito rock&roll e interação com os atletas das outras modalidades aquáticas do evento. A próxima etapa do Aloha Spirit Festival acontecerá entre os dias 21 a 23 de junho em Brasília. Veja abaixo o top 5 dos 3,8 km.

Top 5 do masculino dos 3,8 km

1. Luiz Felipe Lebeis – 1h07min28s
2. Artur Pedroza – 1h07min40s
3. Thiago Pustiglione – 1h10min14s
4. Samuel Oliveira – 1h14min59s
5. Guilherme Zampieri – 1h15min13s

Top 5 do feminino dos 3,8 km

1. Vitória Farabulini – 1h23min42s
2. Cláudia da Costa – 1h31min11s
3. Karla di Santo – 1h32min07s
4. Raquel Goto – 1h39min21s
5. Priscila Magalhães – 1h48min44s

Veja os melhores momentos da competição:

https://www.facebook.com/AlohaSpiritBrasil/videos/823432838029229/

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel