Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Anton Biedermann bate recorde mundial em Curitiba

swimchannel

15/04/2019 00h20

A piscina do Clube Curitibano registrou quase uma centena de recordes durante a disputa do Campeonato Brasileiro Master, principal evento do calendário nacional da ABMN. Mas nenhuma oura marca foi mais celebrada do que a obtida por Anton Karl Biedermann. Aos 95 anos o nadador master estabeleceu um novo recorde mundial na prova dos 50m costas na categoria 95+, completando a distância em 55s90. Biedermann tem uma longa história na natação master, com muitos títulos e recordes em várias categorias, além de também ter sido presidente do Grêmio Náutico União.

Além de Biedermann a competição registrou outros 95 recordes. Destas marcas, 46 foram sul-americanas e outras 51 brasileiras. O próprio Biedermann superou mais dois recordes continentais nos 50m e 100m livre. Quem também bateu mais de um recorde sul-americano foram os nadadores Saul Birman (categoria 85+), Maria Salvadora Penna (80+), Eliana Herrera (85+), Verônica Balsano (30+), Paulo Roberto Motta (70+) e Renate Muhr Langeani (90+).

Vista da piscina do Curitibano – Foto: Satiro Sodre/SSPress

Como sempre acontece nos eventos da ABMN, a pontuação é dividida em três grupos de equipes. No grupo das grandes a campeão foi o Lira Tênis Clube que somou 3.371,50 pontos contra 3.082 do vice-campeão VS/TNT/Maia/PWR. Na classificação das médias a Associação Leopoldina Juvenil terminou a frente com 1.205 pontos ante 1.167 da Academia Stak. Já no ranking das pequenas a melhor equipe foi a Bodytech de Belo Horizonte com 515 pontos, superando a vice-campeão Vasco da Gama que marcou 451 pontos.

A competição foi realizada entre os dias 11 e 14 de abril e os resultados, recordes e mais informações podem ser consultados na página oficial do evento. O Brasileiro também serviu como evento para os atletas obterem índices para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos Master, que acontecerá em Gwangju, na Coreia do Sul, no mês de agosto.

Já o calendário da ABMN segue com as disputas dos próximos eventos da temporada: o Torneio Aberto Brasil em Ribeirão Preto no mês de junho, a Copa Brasil Master em Recife em setembro e o Campeonato Brasileiro Master em piscina curta em Uberlândia no fim de outubro e início de novembro, encerrando a temporada.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel