Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Primeiro dia do Troféu Brasil define time do 4x200m livre

swimchannel

17/04/2019 00h19

A definição dos nomes para o revezamento 4x200m livre do Brasil no Campeonato Mundial de Gwangju e nos Jogos Pan-Americanos de Lima foram o grande ápice do primeiro dia de finais do Troféu Brasil-Maria Lenk. Uma briga acirrada que confirmou um quarteto forte para brigar pódios na Coreia do Sul e pelo título em Lima. Fernando Scheffer, Breno Correia, Luiz Altamir e João de Lucca serão o quatro atletas responsáveis por tentar colocar o Brasil pela primeira vez em um pódio nesta prova em um Campeonato Mundial de piscina longa. E a expectativa é positiva visto o empenho dos nadadores na prova individual na piscina Maria Lenk.

Como de costume Altamir saiu forte passando na frente os primeiros 50 metros, mas na virada dos 100 metros Scheffer já estava a frente e seguiu nessa colocação até o final para vencer em 1min46s27. A marca, sexta melhor do mundo em 2019, também lhe deu direito a nadar a prova individual. O ouro representante nos 200m livre será Breno Correia que cresceu muito na última piscina e fez seu melhor tempo pessoal com 1min46s65.

O time do revezamento 4x200m livre – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Altamir não conseguiu segurar a pressão de Breno, mas fez o suficiente para entrar na equipe do revezamento com o terceiro tempo: 1min47s23. Completa a equipe o experiente João de Lucca, quarto colocado com 1min47s26. Menção honrosa para o jovem Murilo Sartori que nadou para 1min47s75 e se garantiu na equipe que vai o Mundial Júnior de Budapeste. Sartori tem ainda o melhor tempo do mundo para nadadores sub-18 anos.

Na versão feminina a vitória foi da americana Mallory Comerford, atleta da Universidade de Louisville e treinada pelo brasileiro Arthur Albiero. Representando o Minas TC venceu nos metros finais com o tempo de 1min58s02. A melhor brasileira foi Manuella Lyrio em segundo lugar com 1min58s83. Além delas, apenas Larissa Oliveira conseguiu nadar abaixo dos 2 minutos ao chegar em terceiro com 1min59s31.

Etiene Medeiros – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Nas provas de 100m costas os favoritos venceram. No feminino deu Etiene Medeiros que ficou a poucos centésimos de bater o recorde de campeonato ao cravar 1min00s13. Maria Luiza Pessanha com 1min02s23 e Andrea Berrino com 1min02s29 vieram logo a seguir em segundo e terceiro lugar respectivamente. Na versão masculina título de Guilherme Guido com 53s83 dominando de ponta a ponta. Gabriel Fantoni com 54s13 e Guilherme Basseto com 54s222 levaram as medalhas de prata e bronze respectivamente.

Os 800m livre feminino fecharam a programação do primeiro dia de finais do Troféu Brasil-Maria Lenk. Atualmente recordista sul-americana da distância, a argentina Delfina Pignatiello sobrou e venceu com 8min31s75. Atual recordista brasileira, Viviane Jungblut terminou em segundo lugar com 8min35s53, seguida por Ana Marcela Cunha que nadou para 8min45s15. Lembrando que as duas estão classificadas para o Mundial de Gwangju nas águas abertas para os 5 km e 10 km.

Delfina Pignatiello – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Ao fim do primeiro dia de finais o Pinheiros lidera a competição com 353 pontos, seguido pelo Minas TC com 282 e pelo Corinthians com 95 pontos conquistados. Os resultados completos e índices técnicos podem ser conferidos no site da competição (clique aqui para acessar). Amanhã acontece o segundo dia do Troféu Brasil-Maria Lenk com as provas de 200m peito (masculino e feminino), 100m borboleta (masculino e feminino) e 800m livre (masculino).

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel