Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Briga de foice pelo 4x100m livre

swimchannel

18/04/2019 00h10

Marcelo Chierighini, Breno Correia, Pedro Spajari, Marco Antônio Júnior, Gabriel Santos, André Calvelo, João de Lucca e Bruno Fratus. Ao término da final dos 100m livre, válida pelo Troféu Brasil-Maria Lenk hoje a noite, metade desses nomes carimbarão seus passaportes para disputar o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Gwangju e os Jogos Pan-Americanos de Lima como membros do revezamento 4x100m livre do Brasil. E tudo indica que iremos assistir mais tarde uma batalha intensa pela vaga.

Nas eliminatórias ninguém quis se poupar ou aliviar. Afinal, para entrar no revezamento todos deveriam estar na final A. Pela manhã o mais veloz foi o Mister Relay do Brasil. Presente em todas as principais equipes nacionais desde os Jogos Olímpicos de Londres-2012, Marcelo Chierighini nadou forte e estabeleceu o belo tempo de 48s11. Curiosamente, é sua melhor marca na prova. É o mesmo tempo que ele havia feito em outras três ocasiões ao longo da carreira. A noite vai tentar finalmente nadar na casa dos 47 segundos.

Os finalistas dos 100m livre – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Na raia ao lado de Chierighini nas eliminatórias nadou Breno Correia.  jovem nadador, já garantido no 4x200m livre, tenta agora entrar em seu segundo revezamento. Breno teve a melhor volta entre todos os oito finalistas (24s81) e este pode ser um trunfo importante para a final. Passou com seu melhor tempo pessoal: 48s32. Apenas dez centésimos mais lento, aparece Pedro Spajari. Como sempre ele foi bastante veloz, tendo a segunda melhor primeira metade dos finalistas. Porém, se quiser se garantir na prova individual vai precisar forçar ainda mais.

O quarto mais rápido foi Marco Antônio Júnior, que busca mais uma vez garantir uma vaga no revezamento através do Troféu Brasil-Maria Lenk. Ano passado ele foi a grande surpresa a ganhar a medalha de bronze e integrar o time campeão do Pan-Pacífico. Hoje avançou com o quarto tempo de 48s66 e sabe que a concorrência será pesada, seja de quem nadou mais rápido ou de quem foi mais lento. A começar pelo quinto mais veloz, o atual bicampeão da prova. Gabriel Santos foi mais lento que o habitual, mas com 48s88 fez o suficiente para entrar na finalíssima.

Marcelo Chierighini – Foto: Satiro Sodré/SSPress

A seguir aparece o velocista mais jovem dessa final. Aos 18 anos, André Calvelo busca tentar ser a surpresa deste ano no Troféu Brasil-Maria Lenk e cavar uma vaga na competitiva equipe nacional. Para isso ele sabe que precisará nadar na casa dos 48 segundos e melhorar os 49s11 que lhe deram o sexto posto nas eliminatórias. Por fim, os dois nadadores mais velhos do balizamento, ambos empatados na sétima colocação com 49s23. João de Lucca, garantido no 4x200m, quer mais uma vaga para Gwangju e Lima. E Bruno Fratus, mais focado para os 50m livre, tentará ser mais rápido a noite para voltar ao time do revezamento.

Uma curiosidade é que os oito nadadores participaram no começo do ano de um training camp da CBDA em parceria com o COB, na mesma piscina do Parque Aquático Maria Lenk, justamente visando fortalecer este revezamento. E não é que deu certo!

Breno Correia – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Como podemos ver será uma final eletrizante e de tirar o fôlego. Arriscar quem ficará dentro ou fora do revezamento é como acertar os números da loteria. Algo muito difícil. Mas uma coisa é certa, seja quem for selecionado o Brasil terá uma equipe forte para bater de frente contra qualquer outro revezamento do mundo. As finais começam logo mais as 18h com transmissão da TV CBDA (clique aqui para ir a site).

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel