Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Artur Pedroza e Vitoria Farabulini são os campeões do Swim Challenge

swimchannel

13/05/2019 00h46

A principal etapa do XTERRA Brazil aconteceu na cidade de Ilhabela neste último final de semana (11 e 12 de maio). A cidade do litoral norte paulista recebeu centenas de atletas que disputaram provas no festival multiesportivo off-road que engloba dois dias de competições em contato direto com a natureza.

Entre as provas realizadas estavam o Swim Challenge, com distância 1,5 km e 3 km. Além delas, a competição contou ainda com as provas de triathlon com 1,5 km natação + 24,5 km bike + 8,5 km corrida, trail run de 21 km, aquathlon com 1 km natação e mais 5 km de corrida; a corrida kids e outras três trail runs de 5 km, 10 km e 10 km noturno.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Swim Channel (@swimchannel) em

Na natação em águas abertas a prova  principal de 3 km teve vitória no ranking geral de Artur Pedroza. Maior vencedor da história da competição, o nadador da Resende Águas Abertas venceu um duelo particular contra o amigo e adversário Luiz Felipe Lebeis da Acqua Runners/Ítaca Esportes. Artur concluiu a disputa com o tempo 36min52s, superando Lebeis que nadou para 37min03s. Em terceiro lugar chegou Bruno Yamamoto do Limite Team nadando a prova em 39min27s.

Na mesma distância feminina o primeiro lugar ficou com Vitória Farabulini. A jovem revelação das águas abertas e atleta da equipe Samir Barel Assessoria Aquática foi a mais veloz do dia com a marca de 42min30s, muito a frente das principais adversárias. Em segundo lugar chegou Gabriele Bonfim com o tempo de 47min58s, mantendo uma distância confortável para a terceira colocada Juliana Shimazu que nadou para 54min42s.

Pódio dos 3 km feminino – Foto: Instagram/Reprodução

A dupla também triunfou na prova mais curta de 1,5 km. Pedroza levou a disputa no masculina com um ótimo sprint final e o tempo de 19min30s. A seguir veio Patrick Winkler que garantiu o vice-campeonato com a marca de 20min54s. Em terceiro lugar chegou Tales Cruz que concluiu o percurso em 21min39s. Já Vitória ganhou a disputa feminina com a marca de 21min45s, bem a frente das demais nadadoras. Maria Pelissari com 25min05s e Cristiane Barroso com 25min28s completaram o pódio. Todos os resultados podem ser vistos no site da competição clicando aqui.

Em sua 15° temporada no Brasil, o XTERRA homenageia personalidades para seu "Hall da Fama". Estes são atletas que se destacaram até hoje na competição em provas aqui no Brasil. E na etapa de Ilhabela o homenageado foi Patrick Winkler, editor chefe da SWIM CHANNEL, que nada as provas de águas abertas e aquathlon há mais de dez edições.

Patrick Winkler recebeu homenagem nesta edição do XTERRA – Foto: Reprodução

Essa etapa ainda foi classificatória para o XTERRA World Championship que será disputado no Havaí no fim do ano, para as provas de Triathlon e Trail Run 21K. O XTERRA Brazil tem programadas para este ano mais sete etapas. A próxima parada do Swim Challenge será dias 8 de 9 de junho em Mata de São João, na Bahia.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel